Católica SC comemora 49 anos de atividades em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Católica SC

Por: Elisângela Pezzutti

31/08/2022 - 11:08 - Atualizada em: 31/08/2022 - 13:33

A Católica SC/FERJ completa 49 anos nesta quarta-feira (31) e celebra esse quase meio século de história com orgulho do pioneirismo do passado e visão de inovação para o futuro. Para comemorar a data, estão programados eventos nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville.

Hoje (31), o campus de Jaraguá do Sul terá uma celebração em comemoração ao aniversário na capela, às 16h, aberta à comunidade. E, a partir das 20h, o centro universitário será palco de um evento de boas-vindas aos estudantes, que também é aberto ao público, com food trucks, algodão doce e música.

Já na quinta-feira (01), às 16h, a capela universitária de Joinville sedia a celebração comemorativa, igualmente aberta à comunidade, e , a partir das 20h, evento de boas-vindas. Em ambos os eventos, também haverá o registro de fotos em 360º.

Sustentabilidade e aproximação com a comunidade

Há 49 anos, fruto da necessidade regional e da inquietação do Padre Elemar Scheid para que fosse possibilitado o acesso ao ensino superior em Jaraguá do Sul, nasceu a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), mantenedora da Católica SC. Depois de três anos, foi lançado o primeiro curso voltado para a área de Estudos Sociais, com o intuito de formar professores. Na época, além dos esperados desafios e dificuldades, o repensar e a ressignificação visionária de um espaço, antes inabitado, foram imperativos para a evolução do projeto.

Desde então, a Católica SC investe em uma constante transformação que vai ao encontro das necessidades dos acadêmicos, que, cada vez mais, anseiam por uma educação dinâmica e inovadora. A sustentabilidade e a aproximação com a comunidade também são premissas da instituição.

Desenvolvimento científico e tecnológico

No último ano, a Católica SC ampliou a parceria que já possuía com o Novale Hub para um termo de cooperação entre FERJ, Novale Hub e Ágora Tech Park, de Joinville. Há cerca de um ano, foi criada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que vem consolidando a captação de recursos para financiar o desenvolvimento científico e tecnológico, a formação em nível de pós-graduação, cursos livres e eventos.

Formação de professores

Voltando às origens da Fundação, foi instituído ainda o programa Inovescola, totalmente voltado à formação de professores, área que foi prioritária por muitos anos na FERJ. O programa tem como premissa fundamental a formação experiencial de docentes para atuação de forma inovadora e com metodologias ativas de ensino e aprendizagem nos diversos níveis da educação formal. Mais de 150 docentes de instituições públicas e privadas já participaram de workshops e treinamentos do Inovescola nos últimos meses.

“Sabemos que ainda há muito o que ser feito e continuaremos comprometidos e dedicados a promover mudanças que signifiquem melhorias institucionais e para a comunidade”, destaca o reitor Cleiton Vaz. Segundo ele, a equipe de alto desempenho segue mirando no futuro, em sintonia com as necessidades locais. “Sempre alerta, nos mantemos atentos aos desafios de hoje e do futuro, e continuaremos trabalhando, incansavelmente, para junto da comunidade transformarmos a realidade, sempre para melhor”, finaliza.

Sobre a Católica SC

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade do ensino. Com unidades em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para entrada no mercado de trabalho. Com 49 anos de atuação, a Católica SC tem o olhar voltado ao futuro e à inovação, mas, sem deixar de lado as próprias origens. Para saber mais, basta acessar: www.catolicasc.org.br.

Notícias no celular

Whatsapp