A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) realizou na manhã desta quarta-feira (14) mais uma etapa do Programa de Castração de Animais, com o uso do Castramóvel, desta vez no bairro Rau. O evento teve como parceria o Rancho do Tonin, que cedeu o espaço para que a castração fosse possível. Foram aproximadamente 195 cães, gatos, machos e fêmeas – pertencentes a famílias com renda familiar de até cinco salários mínimos, dos bairros Rau, Três Rios do Sul e Estrada Nova.
O presidente da Fujama Ivo Schmitt Filho explica que o investimento para oferecer a castração gratuita é de aproximadamente R$ 50 mil com recursos do município (a cada evento). “O castramóvel facilita o procedimento para a comunidade, pois leva a castração até os bairros. O controle da população de cães e gatos no município é fundamental para termos menos animais nas ruas”, enfatiza Schmitt.
A proprietária do cachorro Dudu, Carmem Michel, comemorou poder castrá-lo gratuitamente dentro do programa. “Precisa castrar, para não procriar”, explicou. Carmem cria cerca de 40 animais e só doa depois de castrados. Dudu já tem família esperando por ele, agora depois da castração.
Cães e gatos assistidos também ganham um chip, medicação e cone de proteção. A próxima edição do programa acontece nesta quinta-feira (15), na Comunidade São José, ao lado da Escola Machado de Assis, onde também cerca de 200 cães e gatos serão castrados. As inscrições para esta etapa já estão encerradas. Mas é possível fazer o cadastro de animais fêmeas durante todo o ano, no site da Fujama, pelo telefone 3273-8008 e também presencialmente na Fujama.
Este foi o 5º evento de castração pelo Castramóvel nos últimos três anos e a primeira edição de 2023. A partir de julho haverá uma edição mensal até o fim do ano.