Castração gratuita de animais movimenta Salão do Botafogo em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

26/09/2023 - 13:09 - Atualizada em: 26/09/2023 - 13:49

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promoveu na manhã desta terça-feira (26), mais uma etapa de castração gratuita de cães e gatos, machos e fêmeas. Desta vez a ação aconteceu no Salão Botafogo, no bairro Barra do Rio Cerro. Cerca de 250 famílias tutoras de pets se inscreveram para o procedimento. O evento priorizou animais de moradores da região onde estará o castramóvel (bairros Barra do Rio Cerro, Garibaldi, Parque Malwee, Rio Cerro I, Rio Cerro II, Rio da Luz, Jaraguá 84 e Jaraguá 99).

O Programa de Castração de cães e gatos da Fujama atende famílias que têm renda familiar (de todos os integrantes da residência) de até cinco salários mínimos e residem no município de Jaraguá do Sul.

As esterilizações são feitas em veículo devidamente equipado, por médicos veterinários, conhecido como castramóvel. A castração se dá por procedimento cirúrgico, visando o controle populacional dos animais e a redução do risco de doenças, como câncer de mama, útero e ovário.

Foto: Divulgação PMJS

Um dos que aproveitaram a oportunidade foi o cozinheiro Antônio Nunes da Silva Neto que levou seu mascote, o cão Billy de 3 anos, para passar pelo procedimento.

“É bom para nós donos e para eles assim evita que fiquem doentes ou façam filhotes que podem ser abandonados”.

Aliás, foi justamente de uma ninhada abandonada que a dona de casa, Rosangela Koehler, adotou o cachorro Theodor, de 2 anos, por meio de uma Ong de proteção animal.

“Todos os outros filhotes foram adotados, mas minha filha se afeiçoou a este aqui e ficamos com ele”, destacou.

Já o casal de autônomos Edemir Freitas e Maria Melchioretto também levaram seu três gatos – duas fêmeas e um macho – para serem esterilizados.

“Nossa Clarita já teve duas ninhadas que acabaram adotadas. Acho que já está bom, né?”, sorriu Freitas.

A Fujama esclarece que os tutores dos animais que não conseguiram vaga para a castração deste mês devem acompanhar a abertura de novas ações de esterilização no castramóvel por meio dos canais de comunicação (portal e redes sociais) da Prefeitura e da Fujama.

Foto: Divulgação PMJS

Quem deseja mais informações ou tem dúvidas sobre a castração, pode entrar em contato com a Fujama através do WhatsApp (47) 99258-2618. Através deste canal de atendimento, a equipe da Fundação está disponível para tirar dúvidas acerca da documentação necessária e também encaminha os animais para as esterilizações na clínica conveniada com a Prefeitura durante todo o ano.

Notícias no celular

Whatsapp