“Castração é a Solução”: primeiro mutirão de 2024 beneficia 174 animais no bairro Vila Nova Esperança

Foto: Divulgação/Decom

Por: OCP News Criciúma

30/01/2024 - 16:01 - Atualizada em: 30/01/2024 - 16:15

A Prefeitura de Criciúma promoveu, no último final de semana, o primeiro mutirão de 2024 do projeto “Castração é a Solução”. Realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), a ação ocorreu no bairro Vila Nova Esperança e beneficiou 174 animais, entre cães e gatos.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é realizar 6 mil castrações por ano em Criciúma.

“Esta iniciativa não só assegura o bem-estar dos animais, mas também desempenha um papel crucial na promoção da saúde pública. O comprometimento do Governo de Criciúma em erradicar o abandono de animais reflete nossa dedicação em criar um ambiente mais saudável e solidário para todos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Durante os procedimentos, os animais foram castrados, microchipados e ganharam medicação pós-operatória. O microchip contém as informações de identificação de cada animal e ficará armazenado em um banco de dados.

“O microchip desempenha uma função fundamental no registro dos animais e na identificação de seus proprietários. Em casos de fuga, roubo ou abandono, basta usar o scanner para descobrir quem é o responsável pelo animal. Essa tecnologia não só permite tomar medidas adequadas, se necessário, mas também facilita a devolução do animal ao seu tutor legítimo”, explicou o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima

Mutirão no Loteamento Vida Nova

O segundo mutirão de 2024 do programa “Castração é a Solução” beneficiará cerca de 200 animais do Loteamento Vida Nova, no bairro Ana Maria, no próximo sábado (3) e domingo (4). A iniciativa acontecerá no Centro de Convivência e o pré-cadastro dos animais pode ser realizado através do telefone (48) 99990-3426, com Antônio Jefferson, representante da comunidade.