Castração é a Solução: blitz cadastra 105 animais no bairro Quarta Linha em Criciúma

Imagem Ilustrativa

Por: OCP News Criciúma

14/11/2023 - 16:11 - Atualizada em: 14/11/2023 - 16:37

Com o objetivo de diminuir o número de animais em situação de rua, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), promoveu no último sábado (11), no bairro Quarta Linha, uma blitz de cadastramento para o programa “Castração é a Solução”. No total, 105 animais foram registrados para participar da iniciativa.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é realizar 6 mil castrações por ano em Criciúma.

“Castrar é cuidar. Queremos garantir o bem-estar animal e a saúde pública no nosso município. O Governo de Criciúma está comprometido com o trabalho para sanar o abandono de animais”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.

Durante os procedimentos, os animais serão microchipados e ganharão medicações pós-operatória. O microchip conterá as informações de identificação dos animais, que ficarão armazenadas em um banco de dados.

“O microchip serve para um cadastro dos animais e para se ter acesso aos donos. Por exemplo, se um cachorro fugir, basta passar o scanner para saber quem é o proprietário do animal, se alguém roubou, ou se alguém o abandonou. Então, a gente poderá punir ou devolver o animal para o tutor”, explica o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima.

Mutirão nos bairros Operária Nova e Santo Antônio

O terceiro mutirão do projeto “Castração é a Solução” beneficiará os animais dos bairros Operária Nova e Santo Antônio nesta quarta-feira (15), a partir das 8h. A ação será realizada no Ginásio de Esportes Joel de Souza, localizado na rua Olívio Antunes Corrêa, em frente à Igreja Católica, no bairro Santo Antônio.