Casos de dengue aumentam em Jaraguá do Sul, e Prefeitura reforça cuidados

Foto: Pixabay

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/03/2024 - 18:03 - Atualizada em: 14/03/2024 - 18:20

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Jaraguá do Sul divulgou o Boletim Epidemiológico da Dengue, com a atualização dos dados da semana em relação aos casos notificados, confirmados, descartados e suspeitos.

Além disso, a administração municipal também informa o número de focos do Aedes aegypti e quais bairros apresentam a maior concentração.

A edição desta quinta-feira ainda retrata o avanço nos números.

Os casos notificados passaram de 1.321 para 1.728 (407 a mais na semana)

Casos confirmados saltaram de 244 para 413 (169 a mais em relação ao boletim anterior).

Casos descartados são 633 até agora e suspeitos, 682.

O número de focos segue em alta. Passou de 682 para 762 (80 a mais).

Os bairros Ilha da Figueira (67) Centro (54) e Barra do Rio Cerro (41) são os três que apresentam a maior concentração de focos do Aedes aegypti. Nesta lista aparecem, ainda, outros 11 bairros.

Casos prováveis = número de suspeitos + confirmados + inconclusivos

Cuidados

Além das medidas preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do uso diário e frequente de repelentes a fim de evitar a picada do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Os mosquiteiros também oferecem uma boa proteção, especialmente para bebês.

Segundo o Executivo municipal, é importante estar atento aos sintomas iniciais da dengue, que incluem dor muscular intensa, febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

Ao identificar esses sintomas, procurar atendimento médico imediatamente é essencial. No verão, o Programa de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica a Campanha de Combate à Dengue.