Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Casarão da escola Antônio Estanislau Ayroso é inaugurado após restauro em Jaraguá do Sul

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro / OCP

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

17/04/2023 - 16:04 - Atualizada em: 17/04/2023 - 16:08

Na manhã desta segunda-feira (17) foi inaugurada a reforma do casarão da Escola Antônio Estanislau Ayroso em Jaraguá do Sul. O evento contou com a presença de diversas autoridades dentre estas o prefeito José Jair Franzner, a secretária municipal de Educação Emanuela Wolff, o presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida, a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, além de alunos, pais e integrantes da comunidade.

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro / OCP

Pensando em preservar a rica história da região, nos últimos meses o município decidiu reformar o casarão, que serviu de escola para a comunidade e de moradia para o fundador Antônio Estanislau Ayroso e sua família por muitos anos.

“Nós recebemos o restauro do casarão que era tão esperado por essa comunidade escolar. Os antigos diretores sabem quanto anos aguardamos por essa obra. Liberar uma obra histórica não é fácil, foram muitas assinaturas, muitos pedidos e muita correria para que isso acontecesse. Além da reforma do casarão, também recebemos a revitalização da nossa biblioteca”, conta a diretora Mônica Silva da Sena.

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro / OCP

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro / OCP

O prefeito fez um agradecimento especial à equipe da escola pela dedicação incansável à educação do município.

“Sabemos da responsabilidade de todos com o ensino, com o bem estar dos alunos e com a boa convivência e harmonia que todo ambiente escolar precisa ter. Que belo espaço estamos inaugurando aqui. Um espaço educacional, que conta a nossa história”, destacou.

A secretária de Educação, Emanuela Wolff, reforçou ainda a importância da segurança nas escolas e destacou o compromisso da comunidade com as unidades escolares.

“A escola faz a sua parte, mas é preciso que a sociedade reflita sobre as outras partes. Onde nos perdemos? O problema não está na escola. Não precisamos levantar mais muros, mas sim cuidar mais da segurança, sem criar mais barreiras. Precisamos debater e conversar mais, sermos mais amorosos. Fico muito contente em estar entregando mais uma benfeitoria para a comunidade.”

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro / OCP

 

História da casa

Na casa, datada de 1915, morou com sua família, até sua aposentadoria, o professor Antônio Estanislau Ayroso, que depois deu nome à escola. Na casa foi possível ensinar o beabá aos alunos da região, fazer reuniões com os pais, organizar as festividades da escola.

E essa história está bem preservada, após uma delicada obra de restauração do imóvel, que está localizado no meio da escola, entre a quadra esportiva e as salas de aula.

O imóvel serve atualmente de biblioteca, área de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de reforço escolar do Programa Educação Garantida (PEG). O ambiente está colorido, iluminado e climatizado.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).