Casan retira meia tonelada de sujeira por mês das redes de esgoto de Içara

Foto: Divulgação/Casan

Por: OCP News Criciúma

01/03/2024 - 15:03 - Atualizada em: 01/03/2024 - 15:09

A equipe da Casan fez nesta quinta-feira (29) uma fiscalização nas redes de esgoto no bairro Raichaski, em Içara. A ação retirou pedaços de tecido e lixo que estavam obstruindo as tubulações. Em média, a Companhia retira por mês cerca de meia tonelada de sujeira que obstrui as redes de esgoto da cidade.

Os materiais mais comuns encontrados são lixo doméstico, cabelos e entulhos. Eles podem ficar presos na tubulação ou nos chamados gradeamentos, que fazem a barragem dos resíduos mais grosseiros nas Estações Elevatórias e na Estação de Tratamento de Esgoto.

Outro problema que acaba por sobrecarregar as redes são as chamadas ligações irregulares. Elas acontecem quando as redes de esgoto domésticas e as redes pluviais são interligadas. Além de atrapalhar o funcionamento das redes, a prática é considerada crime ambiental, por causar poluição de rios e mares. Em Içara, estima-se que quase metade dos imóveis ainda tenha algum tipo de irregularidade nas ligações.

Para combater isso, as fiscalizações e ações de conversa com moradores serão intensificadas ao longo de 2024. “É muito importante que possamos fazer esse trabalho com os moradores”, explica o chefe do setor de esgoto Thiago Formentin. “Nós trabalhamos diariamente para manter o funcionamento do sistema, e precisamos dessa colaboração com a população”.

Os moradores que tiverem dúvidas sobre como realizar a sua ligação de esgoto de forma correta e quiserem agendar uma visita ao imóvel podem entrar em contato pelo telefone 48 34325535.