Com o objetivo de melhorar o Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma, a Casan executa nesta sexta-feira (9/) testes de fumaça no bairro Próspera. O trabalho será realizado pela equipe do programa ambiental Trato por Criciúma, para identificar problemas na rede coletora de esgoto.
A equipe técnica estará a partir de 9h nas ruas Porto Alegre, Cuiabá, Imbituba, Atilo Daré e Gabriel Strachoski. A fumaça usada nestas avaliações não é tóxica e não apresenta risco à saúde.
Os testes de fumaça permitem identificar problemas como conexões irregulares entre rede de esgoto e de drenagem, vazamentos e infiltrações. Além disso, a detecção precoce ajuda a prevenir danos ambientais.
“Identificar as conexões irregulares como a água da chuva no esgoto é de extrema importância, porque essa ação pode sobrecarregar o sistema de coleta, provocando rompimento nas tubulações e extravasamentos, além de comprometer a depuração na Estação de Tratamento de Esgotos”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.