Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Casan esclarece sobre mancha que apareceu na baía norte em Florianópolis

Mancha escura apareceu após a chuva desta quinta-feira | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/12/2019 - 16:12 - Atualizada em: 13/12/2019 - 16:27

A mancha escura que apareceu na baía norte, em Florianópolis, nesta quinta-feira (12), logo após a tempestade de final de tarde, não tem relação com rompimento do sistema de esgoto. A afirmativa é dos técnicos da Casan, publica em nota no sute oficial da Companhia responsável pelo saneamento básico da Capital.

As manchas apareceram tanto na Beira Mar Norte quanto na Continental. Rapidamente vídeos e fotos rodaram nas redes sócias com afirmações – nada fundamentadas – de que o sistema de esgoto havia se rompido. A Casan e a Vigilância Sanitária enviaram técnicos para analisarem o problema, que ficou constatado como resutante da forte chuva que lavou a cidade.

Suspeita de rompimento do sistama de esgoto surgiu nas redes sociais | Foto Divulgação

Confira a nota da Casan

“Com relação às manchas escuras que apareçam nesta quinta-feira (12) nas Baías Sul e Norte, em Florianópolis, a Casan esclarece que não houve registro algum de rompimento de rede de esgoto na Beira-Mar Norte ou Continental.

O fenômeno registrado durante o temporal que atingiu a Capital não tem relação com os sistemas de esgoto da Companhia.

Segundo engenheiros da Casan que desde a tarde de quinta-feira avaliam in loco o problema, as manchas escuras são resultado do temporal que “lavou” as galerias de drenagem, que escoam a água da chuva, e que apresentavam sujeira acumulada nas últimas semanas de tempo seco.

O fenômeno também ficou mais evidente pelo fato do mar estar muito mexido pelos ventos fortes, o que fez com que sedimentos das Baías (lodo, argilas, matéria orgânica) tornassem a água com uma coloração bem marrom, que contrastou com a água das galerias de drenagem.

Além disso, como a enorme carga de água doce derramada pelas galerias de drenagem, em função do temporal, é menos densa do que a água do mar, houve essa forte diferença visual em cada uma das saídas de água da chuva”.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.