Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Carteira de Identidade: saiba qual é o prazo para emitir novo documento

Foto: divulgação/EBC

Por: Elisângela Pezzutti

27/10/2025 - 11:10 - Atualizada em: 27/10/2025 - 11:26

O prazo máximo para que os brasileiros renovem o documento de identidade e adotem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi definido pelo governo federal. A troca pode ser feita a qualquer momento nos institutos de identificação estaduais, como a Polícia Científica, que em Jaraguá do Sul está localizada na Rua Guilherme Dancker, 50, no Centro. Para a emissão do documento, é necessário apresentar certidões de nascimento ou casamento.

A nova Carteira de Identidade Nacional tem formato padronizado em todo o Brasil e substitui o antigo número do RG pelo CPF, que passa a ser o identificador único nacional. O objetivo da mudança é reduzir fraudes, facilitar o acesso a serviços públicos e garantir mais segurança e confiabilidade na identificação dos cidadãos.

De acordo com o governo federal, o antigo RG continuará valendo até 2032, conforme o Decreto nº 10.977/2022. Ou seja, este é o prazo para renovar sua nova Carteira de Identidade.

O novo documento possibilita a integração dos bancos de dados de todos os estados, permitindo a emissão de informações em tempo real — eliminando divergências e evitando o uso de múltiplos registros de uma mesma pessoa. Além de reforçar a segurança pública, o cadastro também reduz custos e burocracias.

Como é a nova Carteira de Identidade

A CIN é emitida em formato físico — em papel ou cartão de policarbonato — e também conta com a versão digital disponível no aplicativo gov.br. A primeira via impressa em papel é gratuita, conforme a Lei nº 7.116/1983, mas o modelo em cartão tem custo variável, definido pelos estados.

Entre as inovações do novo RG está o QR Code, que permite verificar instantaneamente a autenticidade do documento, e a zona legível por máquina (MRZ), parecida com a usada em passaportes. Esse recurso possibilita o uso da Carteira de Identidade Nacional como documento de viagem em países que possuem acordo com o Brasil, como os do Mercosul — apesar de não substituir o passaporte fora do bloco.

A nova CIN é considerada uma das principais iniciativas de modernização da documentação civil no Brasil, ao integrar informações e garantir padrões de segurança internacionais.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.