Cerca de 310 cartas ao Papai Noel se encontram disponíveis na agência dos Correios de Jaraguá do Sul para uma ação de solidariedade. Os pedidos descritos por alunos das escolas Dom Pio de Freitas e Ribeirão Cavalo podem ser realizados por qualquer pessoa que queira contribuir.
A campanha está na sua 26ª edição e é promovida pelos Correios, em parceria com as secretarias de educação das cidades. As cartas podem ser recolhidas até o dia 8 de novembro, com entrega dos brinquedos e objetos marcada para 2 de dezembro. Nesse ano, 48 municípios integram a ação. “Mais de 15 mil crianças devem enviar as cartas. Com isso, temos o objetivo de atender 100% dos pedidos”, destaca a coordenadora do projeto no Estado, Manoela Bertelli. Em 2015 o índice foi de 99,7% de alcance.
Conforme Manoela, são escolhidas instituições localizadas em áreas mais vulneráveis da cidade, onde as crianças muitas vezes não recebem presentes nas festas de fim de ano. A entrega dos objetos pode ser feita tanto nas escolas quanto diretamente à criança, dependendo da organização de cada centro educacional. De acordo com a Secretaria de Educação, as unidades repassadas aos Correios, que faz a escolha definitiva, foi baseada em uma lista de escolas que já haviam sido contempladas pelo projeto em outras edições. Para retirar a carta é necessário fazer apenas um pré-cadastro, com um telefone para contato.