Pela primeira vez em nove anos, o escritor Carlos Henrique Schroeder sai dos bastidores da Feira do Livro, de onde atuou como coordenador geral e também como mediador, rumo ao palco principal do evento. Desta vez, não será sobre a obra de outros autores que o escritor falará, mas sobre seu trabalho, mais especificamente a respeito do “As Fantasias Eletivas”, leitura indicada para os vestibulares da Udesc, UFSC e do sistema Acafe.
Em um bate-papo descontraído, o autor radicado em Jaraguá do Sul vai conversar sobre processo criativo, como surgiu o livro e porque acha que a obra está nas listas de vestibulares. “Fiquei bem surpreso com as indicações, porque nunca se espera essas coisas, ainda mais um livro contemporâneo. Percebo que o livro ganhou outra dimensão. As pessoas discutem, no Youtube já tem vídeos falando sobre ele, recebo mensagens com o retorno dos leitores”, enfatiza.
Para Schroeder, ter o romance indicado entre importantes obras da literatura nacional é muito significativo. “O livro passa a ter mais circulação e importância dentro da literatura brasileira, vende mais – já está na quinta edição. Por fim, a questão mais importante é a dimensão literária que o livro passou a ter. Será consumido por novas gerações, gerações de professores, e isso tudo me devolve ainda mais humildade e responsabilidade”, expõe.
O autor acredita que, a partir de agora, os leitores esperam mais de seu trabalho, fato que o faz pensar muito mais cada vez que escreve algo novo. Schroeder também assina a coletânea “As Certezas e as Palavras”, vencedora do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional, e o romance “História da Chuva”, entre outros.
A conversa durante a Feira é de extrema importância para Schroeder. “Me sinto muito feliz em falar na minha cidade. Nunca falei na Feira do Livro porque estava na coordenação, então não era legal. Depois de nove anos como coordenador geral, poder falar em Jaraguá do Sul, no evento que ajudei a construir, é gratificante”, enfatiza.
A conversa está marcada para às 19h30, no Grande Teatro da Scar e a entrada é gratuita.
Confira abaixo a programação completa:
- Foto: Lourival de Souza/OCP Online
- Foto: Eduardo Montecino/Arquivo OCP
- Fotos: Divulgação