A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, por meio do Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC), iniciou a instalação de novas placas no entorno do Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi Fritz Müller. A ação integra o Projeto Capi Floripa e tem como objetivo orientar a população sobre uma convivência respeitosa com as capivaras.
Por enquanto, a instalação está concentrada nas áreas ao redor do parque, onde há grande número de avistamentos, mas já está prevista a colocação de outras 30 placas em diferentes pontos da cidade, como o Jardim Botânico, o Parque Ecológico do Córrego Grande, além de outros locais no Itacorubi e em regiões do Norte e Sul da Ilha.
“Esse é um trabalho importante de educação ambiental e cuidado com a biodiversidade da cidade. A presença das capivaras nos espaços urbanos exige atenção e respeito, e a instalação de placas é um reforço de que precisamos adaptar nossa conduta à presença desses animais,” afirma o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.
Além da sinalização, o município está acompanhando de perto as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), principalmente na coleta de carrapatos em ambientes com presença de capivaras e em carcaças de animais mortos. Também está em discussão a possibilidade de cercamentos estratégicos em algumas áreas, a fim de garantir a segurança dos animais e da comunidade.
Nas escolas, o projeto avança com ações que aprofundam a sensibilização ambiental iniciada na etapa de escolha da mascote. Serão realizadas atividades práticas, educativas e artísticas voltadas ao monitoramento e à convivência respeitosa com as capivaras e demais animais silvestres urbanos, com foco na formação de estudantes e professores.