Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cantora Preta Gil morre aos 50 anos

Foto: Facebook

Por: Áurea Arendartchuk

20/07/2025 - 20:07 - Atualizada em: 20/07/2025 - 20:55

Morreu neste domingo (20) a cantora, atriz e apresentadora Preta Gil, aos 50 anos. Ela lutava contra o câncer diagnosticado no ano passado, dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e no ureter. Preta faria 51 anos no dia 8 de agosto.

Preta Gil já havia feito tratamento contra o câncer anteriormente e a doença estava em remissão. A cantora, filha de Gilberto Gil, havia recebido o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento de quimioterapia. Preta passou ainda por uma cirurgia e, em dezembro do mesmo ano, comemorou o fim do tratamento.

Mas em agosto de 2024, Preta recebeu novamente o diagnóstico de câncer e teve de recomeçar o tratamento. Ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo, além de um nódulo no ureter e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Em novembro do ano passado, Preta Gil passou por uma cirurgia de urgência, para substituir um cateter usado para drenar a urina do rim para a bexiga, depois foi diagnosticada com cálculos renais após sentir dores na região dos rins.

O tratamento não surtiu o efeito esperado e uma nova cirurgia para a retirada dos tumores foi recomendada. O procedimento cirúrgico durou 21 horas e Preta ficou internada desde então.

A equipe médica recomendou que a cantora fosse para os Estados Unidos para se tratar com um especialista e para buscar mais alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. Durante este anúncio, no fim de janeiro, ela contou que estava usando uma bolsa de colostomia definitiva por ter perdido boa parte do intestino.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.