Começou no dia 1º e segue até o fim do mês, a campanha Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul. O tema deste ano é “O mundo em um Abraço”.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover atividades e conscientização sobre o câncer de mama. Recentemente a campanha também incluiu o câncer do colo de útero em suas ações.
Durante todo o mês de outubro diversas atividades serão desenvolvidas. A primeira delas, foi no sábado (1º) com a missa de entrega na igreja Matriz São Sebastião, onde estavam presentes as voluntarias da entidade além da comunidade.
Segundo a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul Márcia Regina Pereira Silveira, o Outubro Rosa trata-se de uma campanha muito importante para a entidade e a comunidade.
“Neste ano, a campanha da rede feminina de Jaraguá do Sul tem como tema o mundo em um abraço. O abraço é aquilo que devemos dar a nós mesmas, o auto cuidado. De nos abraçar, nos cuidar, de nos prevenir. O abraço representa a acolhimento que a rede faz há 35 anos na comunidade e aos pacientes que sofrem com essa doença”, destaca.
Márcia também convida a comunidade para participar do próximo evento da programação do Outubro Rosa que acontece no sábado (8). Será realizado o pedágio solidário em vários pontos da cidade. “Nossas voluntárias estarão pedindo doações. Qualquer valor é bem-vindo para a Rede Feminina”, comenta.
Confira a programação:
8/10 – Ação de prevenção – das 9h às 15h: Pedágio solidário – em frente à Uvel, na Avenida Marechal Deodoro – Centro
8/10 – Pedágio solidário – das 8h às 12h – em vários pontos da cidade
20/10 – Resultado concurso de vitrines – nas redes sociais
29/10 – Caminhada Rosa – 8h30 – concentração no estacionamento do Fort Atacadista – saída às 9h
29/10 – Divulgação do resultado do concurso de redação – no estacionamento do Fort Atacadista após a caminhada
* Desde o dia 1º já aconteceram a Missa de abertura na Igreja São Sebastião, o acendimento das luzes na sede da Rede Feminina de Jaraguá do Sul, o culto em Igrejas Luteranas e o lançamento do concurso de redação para alunos do ensino médio.
Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul existe há 35 anos. A entidade está à frente de projetos importantes, contando com aproximadamente 80 voluntários, 7 colaboradores e 6 prestadores de serviço para atendimento aos pacientes e à comunidade em geral.
Câncer de mama
O câncer de mama é o de maior predominância, com cerca de 29% entre os tumores que atingem as mulheres. Também é considerado a primeira causa de morte pela doença na população feminina no Sul do Brasil.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos no país, o que representa um risco de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais recorrente entre as mulheres no Brasil, o segundo é cólon e reto.
O que é o Outubro Rosa?
É uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática.