A Câmara de Joinville premiou nesta quinta-feira (8) os 15 finalistas do concurso de desenho e redação Jovem Autor. O tema deste ano foi “Democracia representativa: escolher é escrever a história”.
“Precisamos garantir que o romantismo da escrita no papel seja mantido, para que nossas crianças e jovens escrevam cada vez mais e melhor”, disse Rodrigo Fachini em seu discurso, vereador idealizar do Jovem Autor.
Para o vereador James Schroeder, presidente da Escola do Legislativo, o concurso é uma oportunidade de garantir que o futuro do nosso Brasil seja muito melhor. Já o presidente da Câmara, Fernando Krelling, enalteceu o trabalho dos professores e diretores, que trabalham para garantir a educação das crianças e o sucesso deste evento.
Conheça a colocação de cada um dos alunos que se inscreveu
Desenho
1º lugar – Larah Vitória Casarim, Escola Municipal Paul Harris
2º lugar – José Victor Lovison, Escola Municipal Anita Garibaldi
3º lugar – Nicolas Alexandre Fettbach, Escola Municipal João Costa
Carta
1º lugar – Thamiris Eliza Bitencourtt, Escola Municipal Gov. Heriberto Hulse
2º lugar – Beatriz Saramento Quintino, Escola Municipal Profª Virgínia Soares
3º lugar – Gabrielly dos Santos, Escola Municipal Profª Laura Andrade
Poema
1º lugar – Mariana Coelho Strutzel, Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos
2º lugar – Sofia Reinert Valéria Fernandes, Escola Municipal Prefeito Max Colin
3º lugar – Angel Ramos Vilella, E.E.B. Engenheiro Annes Gualberto
Crônica
1º lugar – Maísa Pasquali, Escola Municipal Amador Aguiar
2º lugar – Júlia Du Bois Araújo Silva, Associação Educ. Luterana Bom Jesus IELUSC
3º lugar – Guilherme Kalluf, Escola Internacional de Joinville
Artigo de opinião
1º lugar – Anderson Germano Coelho, E.E.B. João Colin
2º lugar – Milena da Silva, E.E.B. Engenheiro Annes Gualberto
3º lugar – Othávio Henrique Renault de Castro, Centro Educacional Conexão
Saiba mais | O Projeto
O Prêmio Jovem Autor foi iniciado pela Câmara de Vereadores de Joinville em 2015, embora tenha sido instituído pela Resolução nº 14/2013. Este concurso de redação e desenho tem como objetivo estimular a reflexão e a construção do pensamento crítico de estudantes de Joinville sobre temas relevantes para a sociedade, fomentar o hábito da leitura, da escrita e da criação artística, desenvolver a pesquisa, a criatividade e a originalidade, e revelar e valorizar talentos artísticos e literários em meio à comunidade escolar joinvilense.
O Prêmio Jovem Autor tem cinco categorias: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião. Desenho é para os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do fundamental. Carta é para os alunos do quarto e quinto anos do fundamental. Poema, para o sexto e sétimo anos. Crônica, oitavo e nono anos. Já a categoria Artigo de Opinião destina-se aos alunos de quaisquer anos do ensino médio.
Nas categorias Desenho, Carta, Poema e Crônica, os respectivos autores dos trabalhos classificados em primeiro foram premiados com um notebook de 14 polegadas. Quem ficou em segundo ganhou um tablet de 10 polegadas. E o terceiro colocado recebeu como prêmio um tablet de 7 polegadas. Todos os finalistas foram condecorados com a Medalha de Mérito Herondina Vieira.
Na categoria Artigo de Opinião, os prêmios são os mesmos para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, respectivamente. A diferença em relação às demais categorias é que o primeiro colocado ganhou, também, uma viagem de dois dias para a cidade de São Paulo, para passeios culturais.
Os professores cujos trabalhos orientados de seus alunos foram classificados em primeiro lugar — em quaisquer categorias — também são premiados com uma viagem de dois dias a São Paulo. Já as escolas dos alunos e professores vencedores do prêmio recebem uma TV de 50 polegadas.
*Com informações do departamento de jornalismo da CVJ
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui