Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Câmara de Jaraguá do Sul presta homenagem aos 25 anos da Orquestra Filarmônica

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel JR

17/12/2025 - 08:12 - Atualizada em: 17/12/2025 - 08:15

Na noite desta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou uma sessão solene em homenagem aos 25 anos da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul. A mesa de autoridades foi composta, além dos vereadores, pelo presidente da SCAR, Luís Hufenüssler Leigue; pelo presidente do Conselho da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, Carl Heinz Müller; e pelo maestro da Orquestra, Jorge Augusto Scheffer.

Veja também: Câmara jaraguaense celebra o centenário da DR Aromas & Ingredientes

Durante a solenidade, foi ressaltado que a história da Orquestra está ligada ao movimento musical iniciado na década de 1930 por Adélia Piazera Fischer e Francisco Fernando Fischer, que deu origem à primeira Orquestra de Câmara de Jaraguá do Sul e, posteriormente, à fundação da SCAR, em 1956. O renascimento do trabalho orquestral em 1999 marcou uma nova fase de expansão artística, com concertos relevantes, montagens especiais e apresentações marcantes, como o concerto inaugural da nova sede da SCAR, em 2003.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

A programação contou ainda com uma apresentação especial da Orquestra Filarmônica, emocionando o público presente. Na sequência, o vereador proponente da homenagem, Professor Fernando Alflen (PL), acompanhado do presidente da Câmara, vereador Almeida (MDB), realizou a entrega de placa e flores ao presidente do Conselho da Orquestra, Carl Heinz Müller. O maestro Jorge Augusto Scheffer também recebeu Moção de Aplauso e flores em reconhecimento à sua contribuição artística.

Em seu pronunciamento, Carl Heinz Müller destacou a importância da Orquestra para a cultura local e o trabalho coletivo desenvolvido ao longo de 25 anos. Fernando Alflen ressaltou o papel da Filarmônica na formação cultural da cidade, na democratização do acesso à música e na valorização da identidade jaraguaense.

A Moção de Aplausos, de autoria dos vereadores Alflen e Almeida, reconhece a Orquestra Filarmônica da SCAR como um dos maiores patrimônios culturais do município. O documento destaca a atuação contínua da Orquestra em concertos, ações educativas, projetos sociais, apresentações itinerantes e sua relevância nacional, especialmente pela participação em iniciativas como o Festival de Música de Santa Catarina, o Femusc.

Os parlamentares também enfatizam que a atuação da Filarmônica vai além do palco, alcançando jovens, famílias e toda a comunidade por meio de projetos formativos e culturais que preservam a memória artística de Jaraguá do Sul e projetam seu futuro cultural.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação