Câmara apela para redução da fila de espera na cardiologia em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

24/04/2024 - 06:04

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou por unanimidade, ontem, moção com um apelo ao Poder Executivo Municipal para que seja realizado um termo de credenciamento para clínicas e entidades interessadas em desenvolver atendimentos com especialistas e procedimentos relacionados à cardiologia.

A moção destaca a necessidade de ampliar o serviço de atendimento clínico, especialmente para pessoas com cardiopatias ou em investigação de alguma patologia cardíaca. Isso visa garantir o imediato atendimento e acesso universal à saúde, especialmente para famílias de baixa renda, que enfrentam dificuldades adicionais para obter cuidados médicos especializados.

Além disso, a moção também destaca o alarmante número de pacientes aguardando encaminhamento médico para atendimento na área da cardiologia, assim como para outros testes correlatos. A moção foi enviada ao Executivo.

 

“Seja gentil, não buzine”: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

Entre as muitas ações apoiadas pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) dentro do Abril Azul, mês de conscientização para o autismo, uma foi a apresentação, esta semana, do projeto de lei que cria o “Selo Autista a Bordo”. O objetivo é identificar o veículo que transporta pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e além de dar visibilidade, alertar os demais motoristas para o desconforto que um som estridente como uma buzina pode provocar em uma pessoa autista. “É um simples adesivo que carrega uma importante informação pedagógica e de inclusão. Seja gentil, não buzine!”, comentou.

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo, que provoca desconforto com certos sons e emissão de sons repetitivos. Ainda segundo ele, trata-se de uma proposta alinhada ao esforço em prol da criação de um ambiente social cada vez mais inclusivo para a pessoa com deficiência.

 

Bolsonaro em SC

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve ontem em Florianópolis e já ao chegar no aeroporto foi recebido por uma multidão. Aos gritos de “Volta Bolsonaro”, milhares de simpatizantes lotaram a área de desembarque. Entusiasmados, os apoiadores praticamente arrastaram o ex-presidente até o veículo que o tirou do local. Uma carreata foi formada até a região central da Capital.

Bolsonaro seguiu para um almoço com cerca de 150 pré-candidatos a prefeitos pelo PL, na TOPGun Floripa, um clube de tiro que fica no bairro Serraria, em São José, às margens da BR-101. A ida ao Mercado Público, agendada às 12h, acabou cancelada, para frustrações dos apoiadores que lotaram um dos pontos turísticos da Capital.

Da Grande Florianópolis, Bolsonaro seguiu no final da tarde para Camboriú, onde participa do Congresso de Gideões Missionários da Última Hora (GMUH), que iniciou no sábado (20) e segue até o dia 29 de abril.

 

Corredor Litorâneo

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) teve aprovada no plenário da Alesc, na terça-feira, (23), uma indicação, que será encaminhada ao Governo do Estado, solicitando celeridade na elaboração de um projeto para tirar do papel a construção do Corredor Litorâneo. A rodovia será paralela à BR-101, conectando o município de Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, em Biguaçu. No documento, Lunelli justifica que a Rodovia BR-101 necessita da nova via paralela para que não colapse. Em SC, a BR-101 é uma via de integração regional de orientação Norte e Sul e apresenta movimentação turística intensa na alta temporada e em horários de pico diariamente. A via serve, ainda, de acesso aos portos catarinenses e é uma artéria da economia catarinense e da logística das empresas de Santa Catarina.