Calor extremo na Austrália deve servir de prévia para Brasil, diz portal

Foto: Jonatã Rocha/Secom

Por: Pedro Leal

02/09/2024 - 13:09 - Atualizada em: 02/09/2024 - 13:37

O padrão meteorológico extremo que atingiu a Austrália no mês de agosto seria uma prévia do que vai ocorrer no Brasil agora em setembro, segundo a MetSul Meteorologia.

Em agosto, o tempo na Austrália fugiu fortemente da norma, com uma temperatura média 3,02ºC acima da média histórica, encerrando o segundo inverno mais quente da história do país.

A série histórica do Bureau of Meteorology (BoM) se iniciou em 1910.

Segundo o portal, a tendência de aquecimento de longo prazo significa que a maioria dos anos agora é mais quente do que quase qualquer um observado durante o século XX.

O padrão deve se repetir no Brasil em setembro, com temperaturas acima das médias históricas em diversos estados e possibilidade de quebra de recordes históricos mensais ou mesmo absolutos da série histórica.

Uma massa de ar quente nesta primeira semana de setembro deve levar temperaturas a marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, dentre outros estados, com menos força na região Sul.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).