Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Calor acima dos 30°C e risco de temporais marcam o início da semana em SC

Foto: Divulgação / SPDC

Por: Gabriel JR

16/02/2026 - 07:02 - Atualizada em: 16/02/2026 - 07:04

Santa Catarina começa a semana com temperaturas elevadas e previsão de chuva forte entre a tarde e a noite, conforme informações da Epagri/Ciram.

Nesta segunda-feira (16), o dia será de sol entre nuvens em todo o estado, com elevação das temperaturas ao longo do período. As máximas passam dos 30°C na maior parte das regiões. A partir da tarde, aumentam as condições para pancadas de chuva com temporais, especialmente do Planalto ao Litoral. A chuva pode ocorrer de forma intensa em curto intervalo de tempo, com maiores acumulados previstos entre a Grande Florianópolis e o Norte catarinense. O vento sopra de nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas associadas às áreas de instabilidade. A condição é provocada pela circulação marítima e pela formação de áreas de instabilidade.

Na terça-feira (17), o cenário se mantém semelhante. O dia começa com sol entre nuvens, mas a instabilidade volta a ganhar força entre a tarde e a noite, com previsão de pancadas de chuva e temporais, principalmente no leste do estado. As temperaturas seguem elevadas, com máximas acima dos 30°C e sensação de abafamento. Segundo a Epagri/Ciram, a formação de um cavado — área de baixa pressão — associada à circulação marítima favorece a ocorrência das instabilidades.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Já na quarta-feira (18), uma massa de ar seco e quente passa a atuar no Sul do Brasil, garantindo predomínio de sol e poucas nuvens em Santa Catarina. O calor se intensifica, com máximas entre 30°C e 35°C, podendo chegar a 38°C no Oeste. No fim da tarde e à noite, há chance de chuva isolada do Planalto ao Litoral, mas o tempo tende a permanecer mais firme na maior parte do estado.

As informações são da Epagri/Ciram.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação