BRK prevê fechar o ano com 100 amostragens do Rio Itajaí-Açu

Foto Divulgação/BRK Ambiental

Por: OCP News Vale

30/09/2022 - 17:09

Instituída em 1999, a Semana da Água tem como objetivo despertar a atenção dos blumenauenses para a preservação dos mananciais da cidade. Realizada próxima à chegada da Primavera, o evento leva ações educativas a escolas, como plantio de árvores e oficinas que retratam a importância de conter processos de poluição e desperdício. Neste ano, a programação tem como tema “Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas: o que você precisa saber?”.

Parte desse processo de recuperação e preservação, a BRK prevê a realização de 100 amostragens para monitoramento de 25 pontos que fazem parte da bacia hidrográfica blumenauense do Rio Itajaí-Açu. Desde que os serviços de implantação, coleta e tratamento iniciaram, já houve uma melhora de 88,3% no Índice de Qualidade das Águas (IQA) em regiões que já possuem, total ou parcialmente, a disponibilidade do sistema público de esgotamento sanitário. A concessionária também estuda a possibilidade de ampliar o número de pontos analisados, conforme a cobertura de coleta e tratamento de esgoto for avançando na cidade.

Realizado em parceria com o Senai, o programa de análise nos córregos, ribeirões e rios do município começou em 2011, após o primeiro ano de atividade da concessionária. Para chegar ao resultado, são considerados alguns parâmetros, como oxigênio, coliformes fecais, potencial hidrogeniônico, bioquímica de oxigênio, temperatura da água, nitrogênio, fósforo, turbidez e sólidos totais.

“Iniciamos o programa com o monitoramento em 10 pontos, hoje já estamos com 25 locais avaliados. O avanço contínuo do saneamento em Blumenau garante que cerca de 20 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados diariamente em diversos córregos, ribeirões e no Rio Itajaí Açu, impactando diretamente na qualidade de vida da população, beneficiando o meio ambiente e protegendo e recuperando a fauna e a flora”, assegura Francisco Wessner, gerente de operações da BRK em Blumenau.

Visitação em estação de tratamento de esgoto

Desde 2013, a concessionária conta com o Programa Portas Abertas na cidade, que visa abrir a estação de tratamento de esgoto para visitação. A iniciativa é voltada para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade. “Uma ação que permite que a BRK se comunique com a comunidade e leve conhecimento sobre saneamento. É uma oportunidade de dialogar sobre os serviços e as melhorias que a empresa desenvolve na cidade”, completa Francisco.

Somente neste ano, foram recebidos cerca de 500 visitantes na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Fortaleza, entre eles, alunos do quarto ano das escolas participantes do Programa de Educação em Saneamento (PES), do Samae e da Furb. Nos nove anos do Programa Portas Abertas, a ETE do Bairro Fortaleza já recebeu mais de 14 mil visitantes. Para participar, basta entrar em contato com a BRK por meio do e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.