O Brasil não terá pelo segundo ano consecutivo o horário de verão, instrumento usado de 2008 a 2018 com objetivo de economizar o consumo de energia em 10 estados que registram maior luminosidade entre outubro e fevereiro.
Em abril do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro acabou com o horário de verão após estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) apontar que com o fim da mudança temporária o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões.
“Nos últimos anos, com as mudanças no hábito de consumo da população e a intensificação do uso do ar condicionado, o período de maior consumo diário de energia elétrica foi deslocado para o período da tarde, quando o horário de verão não tinha influência. Como a luz traz consigo o calor, o horário de verão também passou a produzir um efeito de aumento de consumo em determinados horários, que já superavam seus benefícios”, explicou o MME em nota na época.
Mesmo com o fim do horário de verão, alguns smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos de brasileiros adiantaram o relógio em uma hora neste domingo (18) de forma automática, o que causou dúvidas e reclamações nas redes sociais.
O problema costuma ocorrer em modelos com versão antiga de sistema. Para situações assim, a recomendação é abrir os ajustes do aparelho e desativar o horário de verão. Veja abaixo como corrigir.
Android
Passo 1. Selecione “Configurar” e, em seguida, vá em “Sistema”.
Passo 2. Toque em “Data e hora” e, na sequência, desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
Passo 3. Toque em “Selecionar fuso horário”. Escolha “Horário Padrão de Brasília”. Pronto, a hora foi ajustada para a versão correta, sem horário de verão.
iPhone
Passo 1. Acesse os “Ajustes” do iOS e toque em “Geral”.
Passo 2. Abra “Data e Hora” e desative a opção “Automaticamente”.
Passo 3. Toque na hora para fazer o ajuste. Por fim, basta voltar o relógio em uma hora.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul