BR-280: Viaduto do Guamiranga terá trânsito parcialmente liberado no próximo dia 30

Foto: Emerson Gonçalves/Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

23/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 23/04/2024 - 19:53

O viaduto entre os bairros Avaí e Guamiranga, no trecho estadualizado da BR-280, em Guaramirim, terá o trânsito parcialmente liberado na próxima terça-feira (30). Os veículos poderão trafegar pela parte superior do viaduto e com isso as obras seguirão na parte de baixo da estrutura, com a construção de uma rótula e vias marginais. A conclusão do viaduto está prevista para junho. A informação é da Secretaria Estadual da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

O deputado Dr. Vicente Caropreso, que acompanha de perto o andamento das obras na rodovia, observa que nesse momento todos os funcionários envolvidos na duplicação do trecho estadual da BR, estão concentrados no Viaduto do Guamiranga.

Atualmente, todos os funcionários envolvidos na obra de duplicação do trecho estadualizado da BR-280 estão trabalhando no Viaduto do Guamiranga | Foto: Emerson Gonçalves/Divulgação

 

Parte inferior do Viaduto do Guamiranga | Foto: Emerson Gonçalves/Divulgação

Situação das outras obras na rodovia

A continuidade das obras no Viaduto do Mannes, sobre a linha férrea, depende de acordo que deve ser assinado em breve entre a Rumo Logística, concessionária da ferrovia, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.

Os trabalhos na Ponte do Portal seguem o cronograma. A liberação total do fluxo pela nova estrutura está prevista para novembro.

Na Ponte do Portal está em execução a chamada cortina do lado de Jaraguá do Sul bem como os pilares. As vigas e pré-lajes já estão prontas no canteiro de obras. A previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano.

A Passarela da Lunelli já foi liberada, porém a inauguração oficial ainda não foi feita pelo governador Jorginho Mello. Há, ainda, duas passarelas que estão aguardando a emissão de posse pelo Judiciário para que as obras possam continuar, já que há proprietários de imóveis que ainda não liberaram o acesso para o início dos trabalhos.

Duplicação teve início em 2019

Com investimento de R$ 96,3 milhões, somente para a primeira etapa, a duplicação do trecho estadualizado da BR-280 foi retomada em novembro de 2019 pelo então governador Carlos Moisés.

Já a segunda etapa da duplicação do trecho estadual entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, compreende obras especiais e complementares à primeira etapa, e teve valor estimado de R$ 56 milhões com recursos do governo do Estado.

As obras desta etapa englobam a construção de sete ligações como pontes, viadutos e passagens subterrâneas, que serão incorporadas ao trabalho de duplicação do trecho entre o entroncamento da SC-413 (para Joinville) e o entroncamento da SC-416 (para Schroeder).

 

 

 

 

Notícias no celular

Whatsapp