A operação “pare e siga” começou nesta quarta-feira na BR-280. O sistema foi adotado entre os km 38 e 39, em Araquari, perto do limite com Guaramirim. As obras fazem parte do lote 2.1 da duplicação da rodovia federal. O segmento é o mais adiantado entre os três lotes de ampliação da rodovia, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, com 75 km. O “pare e siga” deveria ter começado na semana passada, mas houve adiamento.
As obras de restauração da pista antiga da BR-280, com aplicação de novas camadas de asfalto, motivaram a medida no trânsito, adotada entre as 7h e 18h, entre segunda e sábado. O “pare e siga” deve se estender até o final do mês. O lote 2.1, que já conta com trechos duplicados liberados ao trânsito, deverá ser concluído em meados do ano que vem.
O lote da duplicação do contorno de Jaraguá do Sul, com 24 km, deve ficar pronto no final de 2027. Já o lote de 36 km entre São Francisco do Sul e Araquari está com obras paradas, com previsão de retomada no início de 2026 e sem estimativa de quando ficará pronto.