Bolsa Cultural amplia número de vagas e modalidades ofertadas em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

08/08/2023 - 15:08 - Atualizada em: 08/08/2023 - 15:16

Em 2017, o Programa Bolsa Cultural teve seu início sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Naquele momento, a iniciativa contava com a participação de 13 instrutores, proporcionando atividades culturais para aproximadamente 2 mil indivíduos. As disciplinas abrangiam uma ampla gama de expressões artísticas, incluindo teatro, danças urbanas, dança moderna, ballet, percussão, violino, violão, flauta, artes visuais, técnica vocal, musicalização infantil e canto.

Em um desenvolvimento mais recente, no mês de julho deste ano, o programa viu a incorporação de duas novas professoras ao grupo, Pâmela Ribas Krindges dos Santos, responsável pelas novas turmas de dança criativa, e Denise Batistela, instrutora de patinação artística. Com essas adições, o número de profissionais ativos no programa aumentou para quinze.

Continuando com sua trajetória de crescimento, em uma etapa recente, especificamente na última quinta-feira (3), o Programa Bolsa Cultural passou por uma nova expansão. Agora, o programa conta com a participação de 21 professores e engloba duas modalidades adicionais: capoeira e bandoneon.

Foto: Divulgação

“A contratação de novos profissionais, além de diversificar a oferta de cursos para a população, se faz necessária para atender a grande procura por vagas”, informou a supervisora do Programa Bolsa Cultural, Angélica de Freitas. A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, deu as boas-vindas aos novos integrantes do programa, informando que o objetivo do Programa Bolsa Cultural, assim como do Programa Bolsa Desportivo, é “fomentar a cultura e o esporte em nosso município, descobrindo e desenvolvendo talentos de todas as idades, além de proporcionar atividades importantes para a saúde física e mental da população”.

“É preciso destacar o trabalho que vem sendo feito no município, desde 2017, no sentido de fomentar a cultura, o esporte e lazer, criando esses dois importantes programas e dotando a cidade, não só de uma infraestrutura de primeiro mundo, com nossos parques, ginásios, a própria Estação Cultural (inaugurada há menos de um mês), mas principalmente reunindo uma equipe de profissionais capacitados a entregar um serviço de qualidade aos munícipes. Sem esse trabalho de base, um município corre o risco de ver desaparecer seus artistas e atletas, em poucos anos. Como diz nosso lema “Formando campeões para a vida”, além de valorizarmos os talentos locais, estamos formando cidadãos mais saudáveis, socialmente responsáveis e que continuarão a fazer com que Jaraguá do Sul continue sendo uma referência para o país”, afirmou a Secretária Natália.

De acordo com as possibilidades orçamentárias da Secretaria, outros profissionais classificados no último edital, poderão ser chamados nos próximos meses.

Os novos integrantes da equipe são:

  • Artes Visuais – professora Elise Maria Belitzky Ossowsky
  • Bandoneon – professor Márcio Brosowsky
  • Capoeira – professor Fernando Marques da Silva
  • Dança Criativa – professora Pâmela Mara Ribas Krindges dos Santos.
  • Dança – Patinação Artística – professora Denise Batistela
  • Música Piano – professor Leandro Figueira Ferreira
  • Música Ukulelê – professor Jelson Cleber Corrêa
  • Música Violino – professor Heitor Gemaiel Elias Rosa

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).