O balanço das ações de combate à dengue em Blumenau aponta um cenário de controle epidemiológico positivo em 2025. O dado mais significativo é a ausência de morte pela doença neste ano, um contraste marcante frente às 39 mortes registradas em 2024. Outro dado relevante foi a diminuição de casos confirmados – caiu de 59.229 em 2024 para 410 em 2025.
O sucesso das operações é atribuído à combinação da vigilância tradicional, com mais de 387 mil imóveis visitados, e a inovação tecnológica, utilizando o georreferenciamento para mapear focos e casos em tempo real, além de drones para identificar criadouros em locais de difícil acesso, como telhados e imóveis fechados. Além disso, Blumenau também implementou uma nova estratégia de combate com o Método Wolbachia em 11 bairros. A ação resultou na soltura de cerca de 10,6 milhões de mosquitos Aedes aegypti portadores da bactéria “saudável” e que impede a transmissão do vírus.
“Esse resultado é uma soma de esforços, com o empenho das equipes de saúde e a colaboração de toda a população. Isso reforça nosso compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida de nossos moradores”, diz o prefeito Egidio Ferrari.
Além das ações químicas (com a aplicação de produtos específicos conhecidos popularmente como fumacê), a Prefeitura apostou na conscientização, com 278 palestras educativas e ações de panfletagem realizadas em toda a cidade.
Com relação à limpeza urbana, os mutirões resultaram no recolhimento de mais de 300 toneladas de materiais e o descarte correto de 1.851 pneus, eliminando potenciais criadouros.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, comemora os resultados. “O planejamento contínuo da nossa equipe, com monitoramento por meio de armadilhas e reuniões mensais para alinhar as estratégias de prevenção, serviu como base para o planejamento das ações que mantiveram a cidade segura ao longo de 2025”, acrescenta.