Blumenau lança sistema de consultas médicas remotas disponível 24h

Foto: Michele Lamin

Por: Luan Tamanini

10/11/2023 - 16:11 - Atualizada em: 10/11/2023 - 16:46

A Prefeitura de Blumenau lançou nesta sexta-feira (10) o programa ‘Alô Saúde’, que permite que determinadas consultas médicas possam ser feitas a distância, sem que o paciente precise sair de casa. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), o recurso tem como objetivo desafogar as unidades de saúde e os hospitais do município.

Para utilizar o serviço, o usuário deverá entrar em contato pelo 0800 686 6000 ou pelo App Pronto. Tanto a ligação quanto a videochamada serão direcionadas para o atendimento do técnico em enfermagem, que fará a primeira avaliação e a verificação dos sintomas. Se o paciente não estiver com sintomas, o profissional técnico dará orientações gerais e encerrará o atendimento.

Se o usuário estiver com sintomas, porém, ele será transferido para o enfermeiro para triagem e será encaminhado para a telemedicina com o médico generalista. Esse médico dará todas as orientações, receituário e encaminhamento (se necessário) e encerrará a chamada. Em seguida, a ligação retorna para a equipe de avaliação para obter o feedback do usuário.

Para disponibilizar o serviço 24 horas à população, a Prefeitura de Blumenau investirá cerca de R$ 1,2 milhão, divididos em consultas especializadas, consultas no Pronto atendimento digital e teletriagem.