Biólogo joinivilense cria livreto-jogo sobre sambaquis e ganha prêmios de apoio à cultura

Foto: Redes sociais/Reprodução

Por: Marcelo Ferreira

16/09/2024 - 16:09 - Atualizada em: 16/09/2024 - 16:38

As pesquisas do biólogo Thiago Fossile revivem a cultura de Joinville com seu projeto Zooarqueologia: Fauna em Sambaquis. Um livreto-jogo, que utiliza a ciência para preservar a herança cultural dos sambaquis da região Norte de Santa Catarina.

Parque Sambaqui Guaíra é inaugurado em Joinville

Thiago é Doutor em Ciências Ambientais e Tecnologia pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental (ICTA – UAB) de Barcelona, cidade na Espanha. Além de idealizador do projeto em parceira com o Futuro Coletivo e o Estúdio Rizoma.

Pensado inicialmente como um projeto para jovens de 10 a 14 anos, o livreto além de apresentar de forma interativa os conceitos de arqueologia, também se transforma em um jogo de cartas que dá uma experiência imersiva durante o aprendizado.

Joinville tem duas escolas municipais na liderança do IDEB no Sul do país

A primeira edição teve uma tiragem de 3.000 exemplares. Devido ao sucesso do livreto-jogo, uma segunda edição teve de ser impressa e já é distribuída gratuitamente em escolas públicas da região da Baía da Babitonga.

Com o sucesso de implementação, a proposta foi contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, e reconhecido pelo Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, por sua contribuição exemplar na promoção do Patrimônio Cultural.

As premiações, serviram como conscientização sobre a importância da preservação dos sítios arqueológicos e como um fortalecimento, tanto do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) quanto da preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Saindo do físico e indo para o digital, o projeto evoluiu para o formato de podcast, com a série de mesmo nome já disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Jesus Lumma na gravação do podcast. – Foto: Redes sociais/ Reprodução

Interpretado pela artista joinvilense, Jesus Lumma, o projeto ganha voz e expande seu alcance, algo vital para o novo passo que os produtores pretendem dar: Tornar o livreto em um jogo virtual que atualiza o conteúdo com informações do país todo, visto que atualmente, o mesmo informa somente ocorrências de sambaquis no litoral sul e sudeste.

Notícias no celular

Whatsapp

Marcelo Ferreira

Faço parte da equipe de redação digital do OCP News. Sou responsável pelas editorias de Cotidiano e Entretenimento.