Nos últimos dias, vídeos mostrando um ataque de onça em Santa Catarina geraram repercussão na web. O incidente ocorreu em 16 de dezembro, na cidade de São João do Itaperiú, a cerca de 50 quilômetros de Jaraguá do Sul.
Um dos vídeos mais comentados traz o relato de um agricultor, que descreve como o animal invadiu sua propriedade e matou um carneiro. “Quebrou as tábuas do rancho, pulou o valo e arrastou o carneiro. Olha a pegada da bicha”, narrou o morador, apontando os rastros deixados pelo puma.
O biólogo Christian Raboch Lempek investigou a situação e publicou um vídeo sobre o tema, inclusive confirmando o caso. “Minha análise confirma que se trata de uma onça-parda [puma] que fez a predação”, declarou o especialista.
Ver essa foto no Instagram
Medidas e orientações
A Polícia Militar Ambiental entrou em contato com os moradores da região e identificou o ataque como um caso isolado. Como medida de precaução, a polícia ofereceu monitorar a área usando armadilhas fotográficas, caso seja necessário.
Diante da preocupação de seguidores sobre como agir ao encontrar um puma, o biólogo deu algumas dicas importantes. “O mais importante é manter a calma. Não se abaixe, porque ele pode interpretar como um comportamento predatório, e evite correr para não provocar uma reação de caça. Permaneça parado, encare o animal e, se possível, afaste-se devagar”, completou.