Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Binário: confira como ficará o trânsito nas ruas João Januário e Walter Marquardt

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

06/01/2026 - 10:01 - Atualizada em: 06/01/2026 - 17:00

A implantação do binário nas ruas João Januário Ayroso (Jaraguá Esquerdo) e Walter Marquardt (Barra do Rio Molha) está sendo executada por etapas. Nesta terça-feira (6), os serviços estão concentrados na remoção de alguns canteiros no trajeto do binário e alteração de semáforos.

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, a implantação de binários segue uma tendência que objetiva criar corredores em vias paralelas proporcionando maior facilidade nos deslocamentos, “possibilitando que as duas faixas de rolamento sigam no mesmo sentido de fluxo, permitindo assim uma maior quantidade de veículos transitando num mesmo sentido, o que proporciona mais agilidade e melhor mobilidade”.

Confira as etapas de implantação do binário

1ª Etapa

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A partir desta terça-feira (6), serão realizados os serviços de remoção dos canteiros e alteração dos semáforos no trajeto do binário. Veículos que trafegarem pela Rua Feliciano Bortolini em direção ao bairro São Luís ou sentido Corupá, deverão utilizar a nova ponte, ao lado da Comercial Coisa de Louco, já que o acesso pela descida da Rua Feliciano Bortolini para a Ponte da Argi/Arroz Urbano será proibido.

2ª Etapa

A alteração do sentido da Rua João Januário Ayroso (primeiro trecho) está programada para o dia 13 de janeiro: de mão dupla, a via passará para mão única, com duas pistas de rolamento no sentido centro/bairro. O trecho dessa etapa vai do entroncamento com as ruas João Planincheck/Marechal Deodoro (Loja Lux) até a Ponte do Curtume, na Rua Ottilia Prim Schmidt.

Atenção: Quem trafega pela Rua Acre, para acessar a Rua Walter Marquardt, terá que utilizar obrigatoriamente a Rua João Planincheck, pois não poderá mais cruzar ao lado da Speed Pneus.

3ª Etapa

Está programada para o dia 14 de janeiro, a alteração de mão dupla para mão única na Rua João Planincheck, com duas pistas de rolamento no sentido centro/bairro. O trecho dessa etapa engloba desde o entroncamento com a Ponte do Curtume (Rua Ottilia Prim Schmidt) até a Ponte da Argi/Arroz Urbano (Rua Enrico Fermi). Com isso, a Rua Enrico Fermi passa a ser mão única, sentido João Januário Ayroso/Walter Marquardt.

Atenção: quem estiver trafegando no trecho de mão dupla da Rua João Januário Ayroso no sentido bairro/centro será proibido converter à esquerda no semáforo, para acessar a Rua Luiz Bortolini (lateral do estacionamento do Arroz Urbano). A conversão deverá ser feita pela Rua Arduíno Pradi (Padaria Pront Pani).

Foto: Divulgação/PMJS

4ª Etapa

Alteração do sentido da rua Walter Marquardt

Programada para o dia 15 de janeiro: alteração de mão dupla para mão única na rua Walter Marquardt, com duas pistas de rolamento no sentido bairro/centro. O trecho dessa etapa engloba desde o entroncamento com a Ponte da Argi/Arroz Urbano até a Ponte do Curtume.

Atenção: o semáforo da Rua Adolf Putjer (prefeitura) sofrerá alterações para auxiliar na fluidez do trânsito. Na saída da rua, o semáforo será com abertura separada para quem quer seguir pela Walter Marquardt no sentido centro e no sentido bairro, tendo maior tempo para as conversões à esquerda. Já a travessia de pedestres na Rua Walter Marquardt será concentrada em uma faixa de pedestres (em frente à prefeitura), que terá abertura em todos os ciclos, não havendo mais necessidade de utilizar a botoeira.

“As melhorias no trânsito são significativas, visando dar maior fluidez e segurança para todos os usuários das vias. Em razão disso, orientamos aos motoristas que fiquem atentos às modificações, principalmente nos cruzamentos com semáforo que terão mudanças”, destaca o diretor de Trânsito, Gilmar Marietto.

Em caso de mau tempo, as mudanças serão adiadas para outra data.

Foto: Divulgação/PMJS

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.