Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Bill Gates revela código do primeiro software da Microsoft: “o mais legal que já escrevi”

Bill Gates e Paul Allen. Foto: Reprodução Gates Notes

Por: Priscila Horvat

10/04/2025 - 11:04 - Atualizada em: 10/04/2025 - 11:35

A Microsoft está comemorando cinco décadas de história, e Bill Gates decidiu revisitar o ponto de partida dessa trajetória. Em seu blog, o cofundador da empresa divulgou o código-fonte do Altair Basic, primeiro software da Microsoft (ou melhor, da “Micro-Soft”, como se chamava à época).

Criado em parceria com Paul Allen, o programa era um interpretador da linguagem Basic para o Altair 8800, um dos primeiros microcomputadores pessoais. “Esse código continua sendo o mais legal que já escrevi até hoje”, afirmou Gates. “É incrível pensar que esse único pedaço de código levou a meio século de inovação da Microsoft. Antes do Office, do Windows 95, do Xbox ou da inteligência artificial, existia o código-fonte original — e até hoje eu me divirto ao vê-lo, mesmo depois de todos esses anos.”

A inspiração para a criação do software surgiu da capa da edição de janeiro de 1975 da Popular Electronics, que trazia o Altair 8800 como destaque. “Quando Paul [Allen] e eu vimos aquela capa, sabíamos de duas coisas: a revolução do computador pessoal era iminente — e queríamos fazer parte dela desde o começo”, escreveu Gates.

Ele relata que, embora não tivessem ainda o software pronto, contataram o fundador da MITS, Ed Roberts, para oferecer uma versão funcional do Basic adaptada ao chip Intel 8080 do Altair. “Só havia um problema”, ele conta: eles não tinham ainda. Ou seja, era hora de trabalhar.

Para desenvolver o programa, Paul simulou o funcionamento do chip no mainframe PDP-10 de Harvard, enquanto Gates escreveu o código principal e um amigo, Monte Davidoff, ficou responsável pelo pacote matemático. “Codificamos dia e noite durante dois meses para criar o software que dissemos que já existia”, contou.

A demonstração para a MITS foi bem-sucedida. “A demonstração foi um sucesso, e a MITS concordou em licenciar o software. Esse foi um momento decisivo para Paul e para mim. O Altair Basic se tornou o primeiro produto da nossa nova empresa, que decidimos chamar de Micro-Soft (mais tarde, retiramos o hífen).”

Para Gates, a criação da Microsoft em 1975 refletia uma crença ambiciosa: “um computador em cada mesa e em cada lar”. Agora, em 2025, ele celebra os frutos dessa visão. “Embora eu esteja animado para comemorar esse aniversário, alcançar esse marco é um sentimento agridoce. Sempre gosto de relembrar a história da Microsoft e sonhar com o seu futuro. Mas também é difícil acreditar que uma parte tão significativa da minha vida já existe há meio século”, declarou.

No fim do texto, Gates disponibilizou um PDF com o código-fonte original do Altair Basic: são 157 páginas que marcam o início de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo – e você pode conferir clicando aqui.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.