Biblioteca da Unesc encanta e ensina por meio de Contações de Histórias

Foto: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Por: OCP News Criciúma

24/10/2023 - 15:10 - Atualizada em: 24/10/2023 - 15:34

Com olhares atentos e muitas risadas, os alunos da Escola Estadual João Frassetto, de Criciúma, e do Colégio Unesc, mergulharam em uma manhã repleta de cultura, imaginação, curiosidade e diversão. Tudo isso graças à Contação de História intitulada “O casamento da Bruxa Onilda”, apresentada pelas colaboradoras da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, nesta segunda-feira (23/10).

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os alunos curiosos com a história estava Lucca Sehnem que, ao ter a curiosidade instigada, expressou todo o seu entusiasmo.

 

“Eu vou voltar para descobrir a segunda parte da história. Achei tudo muito interessante”, disse.

 

Seu colega, Nicolas Pian Gonçalves concordou.

 

“Achei a história muito envolvente e divertida”, contou.

 

A professora Tatiana do Amaral ressaltou a importância do momento especial e destacou que é costume da escola levar as crianças à biblioteca para leitura, o que para ela, torna esse tipo de experiência especialmente valioso.

 

“Esse tipo de ação estimula a leitura por meio de uma abordagem visual e histórias envolventes. Presenciamos exemplos de contações que deixaram os alunos ansiosos para pegar o livro contado na biblioteca, alimentando a imaginação e cultivando o gosto pela leitura”, enfatiza.

 

Valorização da cultura

A iniciativa, conforme a coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, visa não apenas incentivar a leitura, mas também valorizar a cultura por meio de diversas ações, sendo a Contação de Histórias uma delas.

 

“Foi incrível ver o entusiasmo delas pelas histórias contadas”, sublinha.

 

Até sexta-feira (27/10) também ocorre ainda a exposição Meu Momento de Leitura e Árvore Literária com exposição de fotos de momentos de leitura dos leitores. A atividade conta com montagem colaborativa de uma árvore a partir de títulos de obras que marcaram a vida dos leitores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A atividade faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e está incluída na programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), o maior evento científico institucional que tem o objetivo de ampliar o acesso da comunidade à produção científica.

Outras ações

Na quarta-feira (25/10), às 17h30min, a equipe da Biblioteca oferecerá uma sessão de Biblioterapia, que é uma terapia por meio de livros.

 

No dia seguinte, quinta-feira (26/10), das 8h às 21h, será o Dia D de arrecadação de lacres e tampinhas em apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma. Na sexta-feira (27/10), ocorre a Contação de Histórias “O Casamento da Bruxa Onilda” que ocorrerá em cinco horários diferentes: 8h15min; 8h50min; 10h30min; 13h45min; e 14h20min.

 

Feira do Livro

A Feira do Livro proposta pela Editora e Livraria da Unesc vai ocorrer até sexta-feira (27/10), no Bloco XXI. Quem tiver interesse vai encontrar exemplares com 50% de desconto. Já os livros da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), na Bahia, e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm desconto de 20%.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.