Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Belezas de fé: Conheça Santuários e Igrejas que encantam em Santa Catarina

Foto: Igreja de Santa Paulina/Divulgação

Por: Priscila Horvat

22/05/2025 - 12:05

Santa Catarina é um estado conhecido por suas paisagens naturais deslumbrantes, mas também guarda tesouros arquitetônicos e espirituais que atraem milhares de fiéis e visitantes todos os anos. Seja pela história, fé ou beleza artística, igrejas e santuários catarinenses merecem destaque quando o assunto é turismo religioso e cultural. A seguir, conheça algumas das mais belas e significativas igrejas e santuários do estado:

Foto: Igreja de Santa Paulina/Divulgação

Santuário Santa Paulina (Nova Trento)

Em meio às montanhas do Vale do Rio Tijucas, o Santuário Santa Paulina é o maior centro de peregrinação de Santa Catarina. Erguido em homenagem à Madre Paulina, responsável por Nova Trento ser reconhecida como Capital Catarinense do Turismo Religioso. Canonizada como primeira santa brasileira, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, é quem recebe os fieis no complexo religioso, que impressiona com sua arquitetura em forma de mãos em oração. Com capacidade para seis mil pessoas, está rodeado por trilhas, monumentos e espaços de oração que integram fé, natureza e memória histórica. Para informações e visitas, clique aqui.

Foto: Basílica Santuário SCMJ/Divulgação

Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (Içara)

Inaugurado em 2017, esse santuário se destaca por sua grandiosidade: com 13,5 hectares de área, é o segundo maior templo católico de Santa Catarina. Em 2024, recebeu pelo então Papa Francisco o título de Basílica Menor (o primeiro de Santa Catarina), conferido pelo Vaticano – o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber e que apenas o Papa pode conceder. Além do templo central em formato de cruz latina, o local abriga monumentos, praças, convento, auditório e caminhos de oração, sendo um verdadeiro polo de espiritualidade e cultura na região Sul. Mais informações, clique aqui.

Foto: Fábio Junkes/OCP

Chiesetta Alpina (Jaraguá do Sul)

No alto do Morro Boa Vista, uma pequena capela chama atenção pela arquitetura alpina. A Chiesetta Alpina, inspirada em igrejas da região de Belluno, na Itália, é um tributo à fé dos imigrantes europeus e da região dos Alpes. Com capacidade para apenas 60 pessoas, também reúne um jardim ecológico, obras de arte e afrescos italianos em um belo mirante que permite visualizar toda a cidade e fazem deste local um refúgio de paz e contemplação. Outra curiosidade é que a igreja foi dedicada ao Papa João Paulo I. Sua família, assim como de tantos outros, também imigrou para o Brasil. Para informações, clique aqui.

Foto: Paróquia Santíssimo Sacramento/Divulgação

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento (Itajaí)

Tombada como Patrimônio Histórico Estadual pela Fundação Catarinense de Cultura, essa imponente igreja em estilo neogótico e romântico é o principal monumento artístico e cultural de Itajaí. Inaugurada em 1955, expressa a fé e o progresso urbano da cidade no século XX. A igreja reúne obras de seis artistas, três alemães e três italianos, e é sempre lembrada por sua beleza arquitetônica, artística e por sua importância histórica para a cidade. Mais informações, clique aqui.

Foto: Paróquia de Azambuja/Divulgação

Santuário Nossa Senhora de Azambuja (Brusque)

No Vale Europeu, o Santuário de Azambuja é um dos destinos mais procurados por fiéis. A devoção à Nossa Senhora de Caravaggio está na base da história do local, marcado por elementos trazidos da Itália pelos imigrantes. Além da igreja, o complexo inclui seminário, hospital e o Morro do Rosário, conhecido como um verdadeiro “Vale dos Milagres”. No local ainda é possível visitar a famosa gruta com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Visitação e informações, clique aqui.

Foto: Santuário Mãe dos Homens/Divulgação

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá)

Fundada em 1848, essa é a paróquia mais antiga da Diocese de Criciúma. Dedicado à padroeira de Araranguá, o santuário está localizado no centro da cidade e representa um importante elo entre tradição, história e religiosidade no Sul catarinense. Desde sua primeira construção, já recebeu três templos para servir como matriz da cidade, sempre tentando preservar, ao máximo, sua arquitetura original. Para visitação e informações, clique aqui.

Foto: José Luis Ronconi/Reprodução

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza)

Com raízes que remontam a 1896, o santuário de Nova Veneza nasceu da devoção trazida por imigrantes italianos. Um dos primeiros frutos dessa devoção foi a construção de um oratório, onde as pessoas se reuniam para se encontrar, rezar o terço e cantar. A devoção a Nossa Senhora propagou-se rapidamente e, em 1896, foi construída uma primeira capela, feita de madeira. Com o passar dos anos, ela foi substituída por alvenaria. O templo atual foi inaugurado em 1967 e se tornou referência para romarias e celebrações marianas na região Sul. Informações, visitação e horários das missas, clique aqui.

Foto: Santuário Nossa Senhora Aparecida/Divulgação

Santuário Nossa Senhora de Aparecida (Blumenau)

Blumenau abriga o segundo santuário brasileiro dedicado à Padroeira do Brasil. Local de devoção e peregrinação, reforça a presença da fé católica no Vale do Itajaí. A primeira capela de Nossa Senhora Aparecida foi fundada em 1953 e, antes disso, as missas eram celebradas em uma escola. Em 1965, a atual construção foi levantada, sendo atualizada e tendo suas instalações melhoradas com o passar dos anos. Mais informações, clique aqui.

Foto: Santuário Sagrado Coração de Jesus em Joinville/Divulgação

Santuário Sagrado Coração de Jesus (Joinville)

A segunda paróquia da história da cidade de Joinville foi criada em 1916 e é uma das principais referências católicas do Norte catarinense. Com o passar dos anos, novas ampliações foram realizadas no referido templo, bem como várias reformas, até a comemoração solene do primeiro centenário de criação da paróquia, no dia 21 de dezembro de 2016. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Joinville, foi elevada ao título de Santuário no ano de 2000. Mais informações, clique aqui.

Foto: Turismo Siderópolis/Divulgação

Santuário Nossa Senhora de Fátima (Siderópolis)

Referência à devoção mariana portuguesa, o santuário reforça a ligação entre culturas e práticas religiosas em Santa Catarina. Inaugurado em 12012, o Santuário tornou-se um dos pontos mais elevados do turismo religioso catarinense e recebe fiéis e visitantes que percorrem um belo caminho de 370 metros até alcançar o monumento. A imponente imagem da santa, com 21,5 metros de altura, está ao lado de espaços dedicados ao acendimento de velas e ao depósito de pedidos e agradecimentos. Mais informações, clique aqui.

Esses santuários e igrejas vão além do valor religioso, são verdadeiros monumentos que traduzem a fé, a história e a identidade cultural de Santa Catarina. Um convite para quem deseja conhecer o estado por um olhar mais contemplativo, onde arquitetura, espiritualidade e memória caminham juntas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.