Bebê nasce em posto de saúde em Guaramirim

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

Por: Claudio Costa

21/04/2023 - 10:04 - Atualizada em: 21/04/2023 - 11:33

Um bebê nasceu em um posto de saúde em posto de saúde em Guaramirim. O caso aconteceu na Estratégia Saúde da Família Caixa d’Água, na manhã do dia 10 de abril.

Com mais de 39 semanas de gestação e uma dilatação de 7 centímetros, Elaine Ferreira de Castilho dos Santos, de 28 anos, deu à luz Luan Henrique de Castilho Leonardi em um colchão posicionado no chão da unidade básica de saúde.

“Como eu estava com muita contração, eu não ia conseguir subir na maca, aí eles colocaram um colchonete no chão para ser mais prático pra mim. Como o bebê já estava praticamente nascendo, foi muito rápido. Eu só deitei e o bebê nasceu”, disse a mãe. O pai, Elias Leonardi, de 24 anos, acompanhou tudo de perto.

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

“Até então, nunca tínhamos passado por isso. Foi o primeiro parto realizado em uma ESF no município, então ficamos surpresos, mas muito felizes também. Estamos muito orgulhosos da equipe, que trabalhou tão bem para atender a paciente da melhor forma possível, e que fez com que tudo corresse bem para a mãe e para o bebê”, afirmou o Secretário de Saúde, Marcelo Deretti.

“Na hora a gente fica meio assustada, apesar da dor. Fica meio com medo de não dar certo, mas graças a Deus correu tudo bem, deu tudo certo, eles fizeram um excelente trabalho, foi muito rápido, foram bem profissionais mesmo. Agradeço muito o John e a doutora”, lembrou Elaine, ao falar do trabalho desenvolvido pela equipe durante o parto.

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

O enfermeiro John Kenned Lima Leite relatou que a paciente chegou à unidade com contrações cada vez mais próximas.

Ao notar um discreto sangramento, ele entrou em contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para fazer o transporte da paciente até a maternidade, mas não houve tempo. Em menos de cinco minutos nascia Luan, forte e saudável.

“Foi um parto muito tranquilo e lindo. Ele nasceu vigoroso e logo foi pro colo da mãe”, disse o enfermeiro.

Após o parto, uma equipe Samu fez o transporte da família até a Maternidade Jaraguá, onde mãe e filho passaram por avaliação, sendo liberados no mesmo dia.

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

“Ele é um amor de bebê. Ele dorme super bem à noite, só acorda quando quer mamar ou quando está com alguma cólica, mas é um amor de criança”, conta Elaine, que já tem outros três filhos: um menino de 13 anos e duas meninas, uma com 7 e a outra com 3 anos.

Além de John, também participaram do parto a médica Thaís Moura Borille e a técnica de enfermagem Andreia Garcia.