Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Banhistas encontram mais de 80 pinguins mortos em São Francisco do Sul

Divulgação/PMB-BS

Por: Pedro Leal

18/08/2025 - 17:08 - Atualizada em: 18/08/2025 - 17:23

Mais de 80 pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na areia da Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, na manhã desta segunda-feira (18); Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Univille, tais incidentes são comuns nesta época do ano

O PMP-BS foi acionado por banhistas que se chocaram com a cena; a orientação do projeto é acionar imediatamente a equipe de resgate.

Apagão cancela e atrasa voos em SC; entenda o que aconteceu

As aves costumam aparecer no litoral de Santa Catarina em busca de alimentos e águas mais amenas, e acabam encalhando com hipotermia e subnutrição, devido à demanda energética gasta no deslocamento.

Biblioteca Municipal de Joinville conta com programação para celebrar os 200 anos do Braille

A espécie que ocorre com maior frequência no Brasil é o pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus); os avistamentos se dão primariamente entre junho e setembro.

Em sua maioria, são jovens que seguem a corrente das Malvinas atrás de cardumes de peixes, principalmente anchovas; muitos chegam debilitados ao litoral catarinense e acabam morrendo.

Em 2025, o PMP-BS/Univille já registrou mais de 500 pinguins nas praias do Litoral Norte de catarinense. Apenas na primeira quinzena de agosto foram 269 dessas aves. Os dados são referentes aos animais encalhados nas praias de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Araquari/Itapocu, trecho 5 sob responsabilidade da Univille.

Além do quadro de debilidade crônica, muitos pinguins acabam sendo vítimas de captura acidental em redes de pesca, eles ficam presos e morrem afogados.

Saiba o que fazer ao encontrar um pinguim vivo

Caso o banhista encontre um pinguim vivo nas praias de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul ou Araquari, o PMP define as seguintes orientações:

  • Entrar em contato com a equipe especializada do PMP-BS / Univille: 0800 642 3341 / (47) 3471 3816 (base) / (47) 99212 9218 (WhatsApp);
  • Enviar a localização e se possível, fotos e/ou vídeo do animal;
  • Manter os animais domésticos afastados;
  • Devido ao risco de transmissão de doenças (ex: gripe aviária), não manusear o animal
  • Se possível, realizar a salvaguarda do animal (mantendo distância mínima de 5m) até a chegada dos profissionais da equipe.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).