O Clube de Trilheiros Bananalama faz parte da história de Corupá. Sua fundação ocorreu em 30 de maio de 2003, por iniciativa de 16 trilheiros que tiveram a ideia de organizar trilhas pela região, além de participar de encontros organizados por clubes de outros municípios.
A primeira edição do Bananalama aconteceu em 2004, um ano após sua fundação, e reuniu amantes da modalidade numa grande festa, em que os participantes viveram momentos únicos de descontração em meio à natureza.
Segundo informou o presidente do clube, Edinei Mokwa, em 14 anos de evento o Bananalama registrou 35.232 participantes de todo o Brasil e do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e sorteou 69 motos 0 km, 01 quadriciclo 0 km, 01 UTV 0 km e 01 veículo Montana 0 km.
A 14ª edição do encontro foi realizada em 2022 e teve 5.102 inscritos, algo jamais visto no universo off road. O público reunido chegou a 60 mil pessoas.
Registro no Guinness
Nas edições de número 9 e 10, os trilheiros inscritos no Bananalama tiveram seus nomes registrados como participantes do Maior Encontro de Trilheiros do Mundo no Guinness World Records.
Responsabilidade Social
A diretoria do clube é composta por presidente, vice-presidente, diretor social, diretor de patrimônio, tesoureiro e secretário. De acordo com o presidente, Edinei Mokwa, os 50 sócios se reúnem mensalmente para tratar sobre assuntos relacionados ao clube.
O Bananalama também tem compromisso social e já participou de diversas ações ao longo desses quase 20 anos, como campanhas de agasalho, apoio ao projeto ambiental Preservar é Amar, parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá, doações de rádios comunicadores, roupas anti-chama, pintura e reforma de ambulâncias, doação de mini-motos e de uma YBR125. O clube também auxilia a Polícia Militar de Corupá com reforma e pintura do destacamento, entre outras ações.