Rio da Luz é um bairro histórico de Jaraguá do Sul, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por sua arquitetura teuto-brasileira e tradições germânicas. Conhecido como o “Vale Tombado”, vem se destacando como polo turístico, com 16 empreendimentos ligados à Associação de Turismo, que unem história, cultura, gastronomia e paisagens naturais.
O Sets (Setor Especial de Turismo Sustentável) Rio da Luz, em desenvolvimento pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, é hoje um dos principais ativos turísticos do município. Localizado na divisa com Pomerode, a região combina história, cultura alemã, tradição comunitária e uma natureza exuberante, atraindo cerca de 12 mil visitantes por mês, segundo a Associação Turística local.
Origem e história
.jpeg)
Foto: PMJS/Divulgação
O nome da região tem uma explicação curiosa e poética: a grande concentração de vaga-lumes que iluminava as margens dos rios e ribeirões à noite inspirou a denominação “Rio da Luz”. Concentrando cinco sociedades de tiro, foi palco da primeira Schützenfest, festa de tradições germânicas que se mantém até hoje como a maior celebração popular de Jaraguá do Sul. Outro marco histórico é a Casa Rux, uma das construções mais antigas da cidade em técnica enxaimel, tombada individualmente pelo Iphan, e que faz parte da Rota da Contemplação, ajudou a consolidar o Rio da Luz como área de interesse turístico.
Turismo e natureza
Além de sua forte identidade cultural, a região oferece paisagens de rara beleza. Próximo à rota enxaimel de Pomerode, o Rio da Luz se destaca no turismo sustentável e rural em Santa Catarina, com atrações que incluem gastronomia típica, espaços de lazer, hospedagem e locais de contemplação da natureza. O potencial de expansão do turismo na região é grande.
Tradição e acolhimento

Foto: PMJS/Divulgação
Viver no Rio da Luz é preservar um estilo de vida rural, comunitário e acolhedor. A hospitalidade dos moradores, a força da cultura alemã e a relação respeitosa com a natureza fazem parte da sua identidade. Recentemente, a região sediou encontros estratégicos ligados à Grande Reserva Mata Atlântica, reforçando sua relevância na conservação ambiental e no turismo sustentável.
Um futuro promissor
Com o turismo em crescimento, o Rio da Luz tem potencial para se consolidar como referência de desenvolvimento sustentável em Jaraguá do Sul, atraindo visitantes que buscam autenticidade, tradição e beleza natural.
O diretor de Turismo, Elton Correia, reforça que o Rio da Luz é um verdadeiro tesouro de Jaraguá do Sul. “Sua tradição, a natureza preservada e seus atrativos fazem dele um polo turístico de grande relevância para o município.”