Por Dyovana Koiwaski | Foto Divulgação
A manutenção dos costumes que deram origem ao Clube Atlético Baependi é uma bandeira defendida até hoje pela entidade. Prova disso é a tradicional Festa de Espírito Santo realizada anualmente com o intuito de celebrar as festas de rei e rainha, refazer a marcha em busca das majestades e manter as tradições.
Neste ano, a festividade ocorre no próximo sábado (3) a partir das 16 horas. O diretor de marketing, Jonas Jacobi, explica que o evento começa com um desfile pelo centro da cidade, da Praça Ângelo Piazera até a sede do clube, com os campeões de todas as modalidades disputadas no clube. “Isso serve para apresentar à sociedade os campões, com destaque para os reis e rainhas do Tiro e Bolão que, ao trocarem suas faixas de campeões do ano anterior, representam de uma forma geral as demais modalidades”, conta. Jacobi reforça que as disputas são restritas aos sócios, mas para as festividades cada um deles pode convidar um casal de amigos que não seja sócio.
Com mais de 110 anos de fundação e mais de 6 mil membros, a direção do Baependi não sabe precisar a quantos anos realiza a Festa de Espírito Santo. Jacobi lembra que em 1928 o jornal O Correio do Povo já havia registrado uma das edições da festa. “Buscamos manter as tradições das Festas de Rei e Rainha que acontecem há tempos em nossa região. Claro que com o passar do tempo a nossa responsabilidade de manter isso aumenta, porém, estamos atentos às mudanças de comportamento das novas gerações para que possamos agradar nossos tradicionais sócios e os mais novos que estão integrando o clube, sem perder a essência”, enfatiza.
Além das premiações às majestades e disputa entre reis e rainhas, a festividade conta ainda com um jantar, a escolha da rainha de beleza do clube – que irá representar a entidade no concurso da Schützenfest – e um baile sob o comando da banda Bavária. Cada sócio tem o direito de levar um casal de amigos para o baile. O jantar será somente para aqueles que recebem o convite de um sócio e adquirirem o tíquete até hoje (1ª) na secretaria do clube.