Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos e duo de fagote da russa Sofia Gubaidulina são destaques do Femusc neste fim de semana

Foto: Divulgação/Femusc

Por: Elisângela Pezzutti

13/01/2024 - 07:01 - Atualizada em: 13/01/2024 - 09:41

As Bachianas Brasileiras, do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, e um Duo de fagote da compositora russa Sofia Gubaidulina, são alguns dos destaques da programação do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) deste fim de semana.

Neste sábado (13) à noite, a série Grandes Concertos apresenta o quarteto de flautas e cordas de Mozart, além de obras do compositor e violinista belga Eugène Ysaÿe e de Sofia Gubaidulina.

Para o idealizador e diretor artístico do Femusc, maestro Alex Klein, a apresentação da compositora russa promete surpreender: “Teremos um duo de fagotes que vai desafiar a nossa habilidade de compreender novas sonoridades desses instrumentos”, afirmou Klein.

Outro destaque do sábado será o concerto para viola e cordas do brasileiro Radamés Gnattali, com o solista Pedro Silva, do sertão da Paraíba.

Já no domingo (14), além da abertura com a obra de Sebastian Bach, haverá as Bachianas Brasileiras número 6 com flauta e fagote. “Villa-Lobos pensava que a nossa música, especialmente o chorinho, tinha muito a ver com a música de Bach, então ele escreveu as Bachianas Brasileiras”, explica Klein.

Um quinteto de sopros, formado por professores, vai apresentar a obra do compositor turco Fazil Say e o concerto termina com um octeto de sopros de Franz Joseph Haydn, que foi professor do Beethoven. Todas as apresentações deste fim de semana ocorrem na Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no Centro de Jaraguá.

Foto: Divulgação/Femusc

Escadaria da Igreja Matriz será palco do clássico “Sonho de uma Noite de Verão”

A apresentação do clássico “Sonho de uma Noite de Verão”, do compositor alemão Felix Mendelssohn, promete ser um dos pontos altos do Femusc deste ano. O concerto será executado pelos músicos que tomarão a escadaria da Igreja Matriz São Sebastião, na segunda-feira (15) a partir das 20h30.

O maestro e idealizador do Femusc, Alex Klein, comemora a escolha do lugar, um marco para o Festival. “Os músicos ficarão posicionados nos degraus das escadas e preparamos uma acústica que vai garantir que o público consiga ter uma experiência musical inesquecível”, disse Klein, que também fará a regência do concerto na Matriz.

Foto: Divulgação/Femusc

A música mais tradicional de todo casamento, a “Marcha Nupcial”, também de Mendelssohn, integra a apresentação. A obra faz parte da cena final da peça ‘Sonho de uma Noite de Verão’, tocada em um casamento coletivo. Inspirada em uma das mais famosas comédias do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, “Sonho de uma Noite de Verão” foi escrita em duas etapas. A abertura, em 1826, quando Mendelssohn tinha 17 anos. Dezesseis anos depois, o compositor escreveu a música incidental para uma produção teatral.

O Femusc, que este ano completa 19 edições, é o maior festival-escola gratuito da América Latina. Todo ano, o maestro Alex Klein reúne músicos profissionais e amadores para a troca de conhecimento e experiência musical. As aulas e ensaios acontecem durante o dia. O período noturno é reservado para as apresentações formais. E, em 2024, as atrações serão realizadas em vários locais, como hospitais, shopping e Lar das Flores, além do Centro Cultural Scar, palco tradicional do festival. “Queremos impactar as pessoas de toda a cidade, levar essa experiência exitosa de quase duas décadas para que mais pessoas possam conhecer e para que sejam tocadas pela beleza do festival”, disse Klein.

Foto: Divulgação/Femusc

Veja a programação completa deste sábado, domingo e segunda

Sábado (13)

12h e às 18h, Shopping Partage
Música no SHOPPING
19h, Salão da Igreja Luterana Apóstolo Pedro
Momento SPRINGMANN
20h30, Igreja Luterana Apóstolo Pedro
Grande CONCERTO
Dueto n. 2 para Trompas
NICOLAI, OTTO,
Hunting Chorus (Coral de Caça)
WEBER, CARL MARIA VON
Concerto para Viola e Cordas
GNATTALI, RADAMÉS,
Quarteto em Ré Maior para Flauta e Cordas
MOZART, WOLFGANG AMADEUS

Domingo (14)

12h e às 18h, Shopping Partage
Música no SHOPPING
19h, Salão da Igreja Luterana Apóstolo Pedro
Momento SPRINGMANN
20h30, Igreja Luterana Apóstolo Pedro
Grande CONCERTO
Octeto de Sopros em Fá maior
HAYDN, FRANZ JOSEPH
Convergências
LOCKHART, BEATRIZ,
Quarteto n. 15 em Ré menor, primeiro movimento
MOZART, WOLFGANG AMADEUS
Quinteto de Sopros, Op. 35
SAY, FAZIL
Millenium Bug
SOLLIMA, GIOVANNI
Bachianas Brasileiras n. 6
VILLA-LOBOS, HEITOR

Segunda-feira (15)

12h e às 18h, Shopping Partage
Música no SHOPPING
19h, Salão da Igreja Luterana Apóstolo Pedro
Momento SPRINGMANN
20h30, Escadaria da Igreja Matriz de São Sebastião
Grandes CONCERTOS
Serenata para Octeto de Sopros em dó menor
MOZART, WOLFGANG AMADEUS
Suíte Antiga (1881)
NEPOMUCENO, ALBERTO
Suíte de “Sonhos de uma Noite de Verão”
MENDELSSOHN, FELIX
“Abertura Egmont”
BEETHOVEN, LUDWIG VAN