Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Avenida em Florianópolis ganha travessias para pedestres mais acessíveis

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

17/10/2025 - 07:10 - Atualizada em: 17/10/2025 - 08:24

As principais travessias para pedestres sobre a Avenida Beira-Mar Norte, no Centro, vão passar por um processo de reformulação. O objetivo é trazer mais segurança, garantir acessibilidade e aprimorar o funcionamento do sistema, uma vez que a travessia passará a operar em dois tempos, mantendo em parte o semáforo existente e adicionando um sistema acionado por botoeira para travessia sobre o trecho de faixa mais próximo à orla.

Atualmente, as travessias seguem em linha reta sobre as três faixas de trânsito. Com a mudança, a faixa de pedestres permanecerá em linha reta no trecho sobre a marginal e a faixa de veículos sentido Centro-Norte. Antes de atravessar a última e terceira faixa, de sentido Norte-Centro, o pedestre terá que fazer uma pequena mudança de direção, caminhando à direita sobre o canteiro e, um pouco mais adiante, acessar a parte final da travessia. Para concluir o trajeto, no entanto, será necessário utilizar um sistema de botoeiras. A mudança vale também para os ciclistas.

“Essa é uma mudança que tem dois benefícios principais. Primeiro, garantimos que o pedestre atravesse em segurança, uma vez que encurta-se o caminho para possíveis distrações e estimulamos a travessia em dois tempos, sem o risco de permanência sobre a faixa para além do tempo semafórico padrão da via. Por outro lado, ganha o trânsito, uma vez que os motoristas que vem do sentido Norte-Centro, sempre que não houver demanda de pedestres, poderão seguir viagem, deixando de estar atrelados ao semáforo do sentido contrário, que delimita o acesso à Rua João Carvalho”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.

A primeira etapa da obra começou nesta semana. A intervenção ocorre na faixa que conecta a orla com a Praça Governador Celso Ramos, na altura da Rua João Carvalho. Ali a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, está nivelando as calçadas e canteiros que compõem a travessia. Na sequência, deve ser encaminhada a sinalização e instalação do semáforo com botoeiras. O local vai ganhar também novo paisagismo, com espécies que devem auxiliar na delimitação da área caminhável.

“Vamos começar com esse local, mas o intuito é levar a nova configuração para outros dois pontos da Avenida Beira-Mar . Vamos seguir a mesma lógica. Estão no radar as travessias nos cruzamentos com a Rua Alves de Brito e Travessa Rufino”, conclui Hahne.

Como funciona um sistema com botoeira

Um semáforo com botoeira funciona registrando o pedido de travessia do pedestre e, ao ser acionado, com um clique, altera o ciclo do semáforo para liberar a faixa de pedestres no momento mais apropriado. Ou seja, ao apertar o botão, o sistema não fecha o semáforo imediatamente. Com a botoeira o trânsito só é interrompido quando há demanda na travessia, evitando que os veículos sejam parados sem necessidade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.