Nos últimos meses, a cidade de Laguna, tem registrado um aumento significativo no abandono de cães da raça pitbull. O caso mais recente ocorreu na sexta-feira (24), quando um animal de aproximadamente três anos foi encontrado na região da Barranceira. Após ser resgatado, o cão foi encaminhado para castração e está disponível para adoção.
A situação tem preocupado a Gerência do Bem-Estar Animal e a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama). Lucas Borges, gerente de Bem-Estar Animal, aponta que um possível motivo para o aumento dos abandonos é a necessidade de cuidados especiais que os pitbulls exigem.
“Existe todo um cuidado para ter um pitbull. É um animal muito bonito, mas ele vive muitos anos, o adotante precisa ter ciência e responsabilidade. Alguns casos de abandono ocorrem pela dificuldade do pitbull de lidar com outros animais. Outros pela falta de estrutura ao ter um animal da raça,” destacou Borges.
O município ainda não possui um levantamento exato do número total de cães abandonados, mas a Gerência do Bem-Estar Animal planeja iniciar um mapeamento dessas ocorrências em breve. Paralelamente, estão trabalhando em um projeto de combate ao abandono em parceria com a Polícia Civil. Os animais resgatados são abrigados em lares temporários até encontrarem novos donos.
- Para denunciar casos de abandono ou adotar um animal, a população pode entrar em contato com a Gerência pelo telefone (48) 3644-0013.
Lucas Borges reforça que, apesar de equívocos comuns, a criação de cães da raça pitbull não é proibida, desde que os tutores sigam as regulamentações previstas na Lei Estadual nº 14.204/2007 e no Decreto Municipal nº 7.203/2024, sancionado em abril.
“Recentemente divulgamos que existe uma legislação, e as pessoas confundem a proibição da reprodução com a proibição de criar um animal da raça. As pessoas podem sim ter um pitbull, mas precisam ser responsáveis,” afirmou Borges.
A Gerência de Bem-Estar Animal enfatiza a importância de responsabilidade e compromisso por parte dos tutores para garantir o bem-estar dos animais e o cumprimento das leis vigentes.