Aulas do curso de Automação Industrial iniciam em Morro da Fumaça

Foto: Beatriz Coan/Assessoria de Comunicação do Governo de Morro da Fumaça

Por: OCP News Criciúma

25/07/2023 - 21:07


Iniciaram nesta terça-feira (25) as aulas de Automação Industrial para os 40 alunos matriculados, em Morro da Fumaça.

O curso é oferecido gratuitamente para a população pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo,em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Devido ao espaço da carreta da Escola Móvel Senai, neste ano foram montadas duas turmas, de 20 alunos cada, para o curso.

“As aulas de Automação Industrial foram disponibilizadas em dois turnos, vespertino e noturno, e teve grande procura por parte da população. Ampliamos de 32 vagas para 40, que foi o que o limite do espaço permitiu, mas mesmo assim mais de 20 pessoas ficaram na lista de espera”, revela a secretária, Greicy Zaccaron.

Para o prefeito, Agenor Coral, a alta procura é um sinal positivo.

“Este não é o primeiro ano da nossa parceria com o Senai. O aumento e contínuo interesse dos moradores pelos cursos é um sinal positivo da qualidade do serviço que estamos disponibilizando”, explica.

O investimento na educação dos cidadãos, para o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, traz benefícios para todo o município.

“Estamos sempre buscando maneiras de proporcionar melhorias na vida dos nossos moradores e oferecer qualificação para o mercado de trabalho é uma delas. Além de ajudar na busca por melhores empregos, o curso também é uma forma de estimular o empreendedorismo na cidade”, comenta.

Apesar do mercado industrial ser predominante masculino, houve procura de mulheres pelo curso.

“Aqui em Morro da Fumaça temos seis alunas mulheres matriculadas, fora as que estão na lista de espera. Percebemos que há um aumento, não só aqui, mas também em outros municípios, e incentivamos as mulheres a procurarem pelos cursos profissionalizantes, pois o mercado não escolhe sexo e sim qualificação”, conta a supervisora de cursos de curta duração do Senai, Izamara Fabre.

As aulas acontecem ao longo dos próximos 40 dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, na carreta que está estacionada ao lado do Ginásio de Esportes Jorge Silva. Além da Escola Móvel Senai, a Prefeitura também disponibilizará parte da estrutura do ginásio para os alunos.

O curso

No total, serão 160 horas de aula, divididas em dois módulos de 80h cada. Conforme o professor e engenheiro mecatrônico, Gabriel Biz, a primeira parte do curso é mais teórica, já a segunda metade colocará os alunos para aprender na prática.

“Nos primeiros dias eles aprenderão sobre capacidades básicas de desenvolvimento de automação industrial, hidráulica e pneumática, sensores, motores elétricos e eletricidade básica. E as 80h finais do curso são dedicadas à programação, simulação e prática nas bancadas”, detalha.


Foto: Beatriz Coan/Assessoria de Comunicação do Governo de Morro da Fumaça