Atores da SCAR estreiam peça de teatro “Felicidade Interna Bruta” nesta quarta-feira (14)

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

09/06/2023 - 13:06 - Atualizada em: 09/06/2023 - 13:08

A felicidade é um momento passageiro. É um presente que surge quando menos esperamos. Para algumas pessoas, a felicidade pode ser encontrada em viagens, enquanto para outras pode ser um abraço, presenciar o primeiro passo de um filho ou simplesmente ter um tempo livre para não fazer nada.

Responder à pergunta “o que nos faz feliz?” pode parecer simples teoricamente, mas essa questão nos leva a uma busca interna. Essa provocação é o tema da peça teatral “Felicidade Interna Bruta”, apresentada pelo Núcleo de Atores da SCAR, na próxima quarta-feira (14), no pequeno teatro.

A ideia para o espetáculo, dirigido por Fred Paiva, surgiu muito antes de haver um projeto concreto, durante o último ano de pandemia. Paiva entrou na sala onde uma professora estava dando aulas e o assunto da felicidade surgiu.

“Em 2021, estávamos todos tentando nos reerguer e ela explicou sobre o conceito de Felicidade Interna Bruta que até então eu não conhecia. Mais do que um conceito social, o termo me impactou de tal forma, que plantou essa semente, que viria a nascer agora em espetáculo teatral, do qual tive o prazer de dirigir, mas que não existiria se não fosse a contribuição e dedicação dos atores e das equipes de produção, técnica e administrativa da SCAR”, comenta o diretor.

Para construir as cenas, Paiva abordou pessoas nos corredores da SCAR, perguntando como elas se sentiam em relação a determinados assuntos que estavam sendo trabalhados.

“Também fizemos alguns ensaios abertos do espetáculo ainda inacabado ao longo do processo. Isso tudo foi essencial e ajudou no desenho cênico em muitas sutilezas que nos foram proporcionadas, também pela percepção de cada olhar que cruzou o caminho da criação. E como este espetáculo, que brotou de um encontro de um instante do acaso, entendemos que a felicidade vem como, quando e de onde menos se espera.”

“Felicidade Interna Bruta” é o primeiro espetáculo montado pelo Núcleo de Atores da SCAR, com apoio do Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura em 2023.

Este projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e conta com o apoio das empresas patrocinadoras: Agricopel, Menegotti, Urbano, Lunelli, Embrast, Havan, Naxi e Live!

Notícias no celular

Whatsapp