Ato cívico nos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul celebra amor à pátria

Por: Andreia Reif

06/09/2024 - 15:09 - Atualizada em: 06/09/2024 - 15:53

Postura ereta, braços estendidos ao longo do corpo e um olhar orgulhoso direcionado à bandeira hasteada marcaram a execução do Hino Nacional, no ato cívico em comemoração à Semana da Pátria. Realizado nesta sexta-feira, no Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, o evento contou com a presença da corporação, autoridades e jovens do Projeto Bombeiro Mirim.

Semana da Pátria | Bombeiros Voluntários

Foto: Fábio Junkes

A importância da bandeira e do respeito à pátria

Para o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, a bandeira nacional não é apenas um símbolo, mas uma representação de respeito e ordem. “Nós temos como referência a bandeira, justamente por ser um símbolo do nosso país, da nossa pátria. No dia a dia ela serve como referência na formação dos nossos bombeiros, para colocarmos o nosso pessoal em ordem, para que a gente tenha a disciplina, o respeito, e que a gente possa então, organizar uma grande equipe, de forma padronizada”, explicou o comandante.

Projeto Bombeiro Mirim: um exemplo de cidadania

Durante a cerimônia, os jovens do Projeto Bombeiro Mirim tiveram um papel de destaque. O projeto, que visa ensinar ética, civismo, educação ambiental, e atividades bombeiras, também fortalece o ensino do respeito e da disciplina. Ana Laura Ferreira, bombeira mirim, compartilhou sua experiência: “no Bombeiro Mirim a gente aprende a ter muito respeito com os nossos superiores. A gente fica na ordem unida, a gente obedece os comandos e as ordens que nos dão. Eu acho que o respeito e a admiração que a gente tem pela nossa pátria é muito grande e aqui a gente aprende a admirar ainda mais”, afirmou a jovem.

Semana da Pátria | Projeto Bombeiro Mirim

Foto: Fábio Junkes

Semana da Pátria: educação e patriotismo de mãos dadas

A Secretária de Educação de Jaraguá do Sul, Iraci Müller, também esteve presente e ressaltou o papel da Semana da Pátria na educação dos jovens. Segundo ela, a iniciativa de promover esse e outros atos cívicos surgiu da necessidade de resgatar valores muitas vezes esquecidos, como o respeito à pátria e o amor pelo Brasil. “Tem que ter algum momento especial para reforçar os valores, lembrar o que é a Independência do Brasil, o que é um ato cívico”, destacou.

Uma lição de respeito e disciplina

O ato cívico realizado no Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul não foi apenas uma celebração da Semana da Pátria, mas um evento que reforçou a importância de cultivar valores como o respeito, a ordem e o patriotismo, especialmente entre as novas gerações.

Notícias no celular

Whatsapp