Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Atenção Primária em Jaraguá do Sul é destaque nos indicadores do Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

14/10/2023 - 07:10

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, compartilhou o Relatório de Desempenho de Indicadores do Ministério da Saúde, referente ao 2º Quadrimestre de 2023.

Segundo a diretora de Assistência Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, Jaraguá do Sul tem demonstrado uma trajetória ascendente no que diz respeito às melhorias na Atenção Primária, partindo de uma pontuação de indicador de 6,01 no segundo quadrimestre de 2020 e atingindo 9,36 no mesmo período de 2023.

A Atenção Primária envolve um conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que incluem a promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado.

Para o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, estes dados apresentam a missão principal da Secretaria, “que é cuidar das pessoas com qualidade e eficiência, fortalecendo cada vez mais o cuidado das pessoas, famílias e comunidade”.

A gerente de Atenção Primária, Milena de Lima Machado, ressalta que a Secretaria de Saúde utiliza uma ferramenta estratégica – o Radar Saúde – para fortalecer cada vez mais as análises periódicas dos dados de saúde e que, por meio desta sala de situação de indicadores, foi possível desenvolver melhorias nesta área.

A Atenção Primária à Saúde é avaliada pelo Ministério da Saúde a partir de sete indicadores. Veja abaixo cada um deles e seus impactos para o cuidado das pessoas, famílias e comunidade:

Indicador 1 – Gestantes com consultas de pré-natal realizadas

No segundo quadrimestre de 2023, Jaraguá do Sul registrou um desempenho de 72%, superando não apenas os seus resultados do quadrimestre anterior, mas também as médias estadual e nacional de 60% e 53%, respectivamente. Em comparação a municípios de mesmo porte populacional, Jaraguá do Sul continua a demonstrar eficiência no desempenho, com índices consistentemente mais altos que a média.

Este indicador possui um objetivo principal: assegurar o início precoce do pré-natal para a prevenir e a detectar antecipadamente as patologias, reduzindo assim a morbimortalidade materna e fetal. Para melhorar o desempenho já ascendente neste indicador, cada vez mais é intensificada a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde durante suas visitas periódicas, através de estratégias voltadas à vinculação das pessoas e à garantia do acesso aos serviços de saúde.

Ressalta-se, ainda, a disponibilidade de testes rápidos de gravidez nas Unidades de Saúde e a implementação do acesso avançado, a partir do agendamento do pré-natal imediato às mulheres com teste positivo.

Indicador 2 – Gestantes com exames de sífilis e HIV realizados

Este indicador avalia a eficiência do sistema de saúde no rastreio de Infecções Sexualmente Transmissíveis em gestantes, por meio da promoção de testes rápidos de sífilis e HIV e/ou a avaliação dos exames laboratoriais solicitados, possibilitando a detectar precocemente e garantir tratamento oportuno, mitigando assim riscos para a saúde materno-fetal.

Com um resultado expressivo de 94%, o município excedeu o alcance médio do Estado de Santa Catarina e de todo o território nacional, que foram de 76% e 73%, respectivamente. Quando comparado a municípios de porte populacional similar, Jaraguá do Sul sustenta um alto nível de eficácia, consistentemente superando o valor registrado no Q2 de 2023.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica a busca ativa no território municipal, incluindo as gestantes que fazem o acompanhamento pré-natal em instituições privadas de saúde, inclusive por meio do WhatsApp de contato das Unidades de Saúde.

Indicador 3 – Gestantes com atendimento odontológico realizados

A concepção deste indicador vai além da garantia de um atendimento odontológico durante a gestação e enfatiza a importância das equipes de saúde bucal. Evoluindo visivelmente no desempenho nos indicadores relacionados às gestantes, Jaraguá do Sul também excedeu as médias estaduais e nacionais, que foram de 63% e 62% respectivamente, neste indicador.

O indicador 3, que avalia a performance da saúde bucal na APS, também apresenta uma performance superior quando comparada aos resultados de municípios do mesmo porte populacional, com um desempenho 5% superior à média nacional. Para manter o padrão de excelência no atendimento odontológico às gestantes, o município mantém a busca ativa delas, garantindo o recebimento de ao menos um atendimento odontológico.

Indicador 4 – Cobertura de exame citopatológico

O objetivo principal deste indicador é a cobertura de exames citopatológicos em mulheres entre 25 e 64 anos nas Unidades Básicas. Este indicador destaca a relevância do rastreamento e do diagnóstico precoce de patologias, como o câncer de colo de útero. Em comparação às médias estaduais e nacionais, para o mesmo período, Jaraguá do Sul se equipara ao desempenho médio nacional e supera a média em relação aos municípios de mesmo porte populacional.

Para fortalecer o atendimento às mulheres, várias estratégias são adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, como a ampliação do horário de funcionamento das Unidades, inclusive aos finais de semana quando oportuno, promoção de parcerias com indústrias, empresas e comércios locais para facilitar o agendamento de exames e oferta da coleta em demanda espontânea.

E, por fim, reforça-se o êxito das ações promovidas pela Central de Atendimento que demonstrou elevar a adesão ao atendimento na APS. Esta Central é composta por uma equipe de profissionais da saúde, como enfermeiros e agentes, que fazem a busca ativa das mulheres por meio de ligações e mensagens.

A supervisora da Central, enfermeira Denise Thum, destaca a boa aceitação e a satisfação das mulheres ao serem convidadas, por telefone, para fazer o agendamento do seu exame preventivo, indo atá a UBS apenas no momento da coleta do exame.

Indicador 5 – Cobertura vacinal de VIP e pentavalente

O resultado de 89% alcançado por Jaraguá do Sul no segundo quadrimestre de 2023 superou as médias estaduais e nacionais, 81% e 76% respectivamente. O resultado do indicador 5 também excedeu a média alcançada por municípios brasileiros com porte populacional similar.

Para continuar mantendo a cobertura vacinal nas crianças, a Secretaria de Saúde promove campanhas de vacinação, buscas ativas aos pais via múltiplos canais, como telefone e WhatsApp, além da parceria com escolas e creches por meio das cadernetas de vacina.

Foto: Divulgação/PMJS

Indicador 6 – Pessoas com hipertensão com consulta realizada e pressão arterial aferida e Indicador 7 – Pessoas com diabetes com consulta realizada e solicitação de exame

Em comparação com municípios de porte populacional similar, Jaraguá do Sul exibe um resultado muito superior. Quando confrontado com as médias estadual e nacional, o município apresenta um resultado expressivamente superior comparado a municípios do mesmo porte populacional, média estadual e nacional.

Como forma de manutenção do atendimento qualificado e eficiente para as pessoas hipertensas, a Secretaria assegura o acesso delas à Unidades Básicas de Saúde, faz busca ativa a esse grupo e padroniza a aferição de pressão arterial em todos os atendimentos.

Para otimização dos atendimentos, a Secretaria de Saúde alerta que é importante comunicar antecipadamente a UBS de referência no caso de não comparecimento em consultas agendadas, para evitar vagas vazias. Ressalta-se a importância da presença das pessoas nestas consultas agendadas para minimizar os riscos associados ao manejo inadequado da hipertensão/diabetes, contribuindo para reduzir o risco de eventos cardiovasculares e metabólicos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.