Atenção: fumacê vai passar por três bairros de Jaraguá do Sul na quinta-feira

Divulgação/PMJS

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/04/2024 - 15:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 15:17

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na quinta-feira (18) ocorrerá aplicação de fumacê em ruas dos bairros Ilha Figueira, Vila Baependi e Vila Lalau. A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h.

O trabalho será feito pela equipe do Controle de Zoonoses, com equipamento intercostal e utilização do inseticida Cielo.

Confira as ruas:

Ruas da Ilha da Figueira
Raulino Kreis
Olimpio Junkes
Angelo Tancon
Onelio Souza Doza
Olimpio Junkes
Valdir Kaiser

Ruas da Vila Baependi
Emma rumpel
Fritz bartel
Domingos sanson

Ruas da Vila Lalau
Alberto Santos Dumont
Bernardo Dornbusch

Importante:

Em caso de chuva ou outras condições adversas de tempo, a ação poderá ser reprogramada para outro horário. O fumacê é feito em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. Os agentes de combate às endemias estão percorrendo a área onde haverá a aplicação do inseticida para orientar os moradores.

A aplicação é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso é feito liberando uma “nuvem” de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê será aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos. A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

 

Cuidados necessários

– Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação do inseticida;
– Hortas e árvores frutíferas: orientamos higienizar adequadamente antes do consumo;
– Proprietários de animais de estimação, aquários e pássaros devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos. No caso de colmeias (caixas de abelha), o mesmo período de espera é recomendado antes de abri-las. (A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está em contato com os apicultores para orientação).