O boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil estadual mostra que a semana deve ser marcada pela instabilidade no tempo, com chuva frequente principalmente na região Leste do Estado, que abrange a região de Joinville.
Os temporais ganham força a partir do final da manhã e início da tarde desta segunda-feira (17) e a condição com possibilidade de chuva mais intensa deve permanecer durante toda a semana. Com as temperaturas típicas de verão, o risco para a região de Joinville oscila de um dia para o outro entre moderado (segunda e sexta-feira) e alto (terça, quarta e quinta-feira).
- Baixa escolaridade é fator de risco para declínio cognitivo no Brasil
- Golpe digital: vírus no Android usa convites de casamento para roubar contas bancárias
Essa chuva pode ser acompanhada de vento forte e granizo. Além disso, não está descartado o risco de enxurradas e alagamentos.
Para esta segunda-feira (17), os picos de maré serão de 1,3 metro às 16h e 1,6 metro às 19h. Já na terça-feira 1,3 metro às 8h e 1,5 às 19h30.
O calor perde força nesta semana, se mantendo intenso apenas na segunda-feira (17) antes da chuva, com máximas na casa dos 35 aos 37°C no Litoral e região Oeste. As temperaturas voltam a subir somente na sexta-feira (21), mas com máximas já esperadas para esta época do ano.
O Plano de Contingência de Joinville permanece em Amarelo, indicando que as equipes de resgate e salvamento e forças de segurança permanecem em prontidão devido ao risco de ocorrências serem registradas na cidade em razão da chuva forte.
Alertas da Defesa Civil
Principalmente no verão, com a formação rápida de temporais, a orientação é acompanhar os alertas de curto prazo. As mensagens enviadas por SMS, têm uma função preventiva. Para receber, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.
Em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar e não transite em pontes submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas, fique atento aos sinais de risco de deslizamento, que são postes, árvores e muros inclinados; água barrenta descendo do morro; ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e solicite apoio da Defesa Civil.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.