Você sabia que estabelecer uma rotina alimentar para os pets também é muito importante? A dica é determinar horários ou períodos que você colocará a ração ou a refeição para o seu amiguinho. Muitos tutores não sabem, mas não é indicado deixar a vasilha de comida disponível o dia todo para o pet. O estudo é do Portal Inova.
Dessa forma, fica muito mais fácil entender como vai a saúde dele, se ele está comendo em quantidade suficiente ou se a comida que você colocou não foi tocada o dia todo. E é claro, evitar que insetos, como formigas, baratas e outros, invadam o comedouro e possam até trazer doenças.
A frequência da alimentação vai depender da faixa etária do cão. Filhotes, por exemplo, tendem a comer mais vezes ao dia (3 a 4 vezes dependendo da idade) , enquanto cães adultos e idosos menos vezes (2 vezes ao dia são suficientes).
Ou seja, uma orientação feita pelo médico veterinário é o ideal, indicando ao tutor os alimentos que cachorros podem comer, a frequência e a quantidade.
Para te ajudar, trouxemos uma lista com 9 deles. Confira:
1 – Chocolate
O chocolate já é um velho conhecido dessa lista, mas muitas pessoas não sabem bem o porquê. A teobromina é uma substância presente no cacau, que causa intoxicação nos animais. Além disso, esse é um alimento calórico e gorduroso, que também pode levar a casos de gastroenterite, além de favorecer o ganho de peso.
2 – Café
O café atua diretamente no sistema nervoso. Então, já sabe né? Essa substância é totalmente proibida para os pets.
3 – Uva/uva-passa
Muitas pessoas têm dúvida se cachorro pode comer uva, e a resposta é: não! Entrando na lista de frutas que cachorro não pode comer, essas pequenas bolinhas podem ser altamente tóxicas, levando a falência renal.
4 – Abacate
O abacate possui uma substância chamada persina, muito perigosa para os cães. Seu consumo pode levar a episódios de vômito, diarreia, dentre outros sintomas.
5 – Macadâmia
O consumo de macadâmia, seja da noz em si ou presente em outros alimentos, pode levar a episódios de fraqueza, paralisia, vômitos e febre.
6 – Alho
A substância proibida no alho é a tiossulfato, que causa anemia nos cães.
7 – Leite
Apesar de parecer inofensivo, o leite é um alimento que deve ser evitado, já que também pode causar episódios de diarreia e vômito.
8 – Cebola
Se você ainda não sabia que cebola faz mal para cachorro, agora você já sabe! Esse alimento possui dissulfeto de n-propil, uma substância que pode reduzir o transporte de oxigênio para o corpo, trazendo consequências como fraqueza e até episódios de desmaio, quando consumida por cães.
9 – Ração de gato
Não! Cães não devem comer ração de gato, e o contrário também é válido. A explicação está nas necessidades nutricionais de cada um. Os cães são seres onívoros, alimentando-se tanto de proteína animal, quanto de frutas, legumes e outros vegetais. Já os felinos são seres exclusivamente carnívoros, precisando de uma quantidade maior de proteína animal e gordura.