Assinado acordo de cooperação entre Alesc e parlamento da Calábria

Filippo Mancuso e Mauro de Nadal assinam termo de cooperação entre os parlamentos catarinense e da Calábria. Foto: Adriano Piekas

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

13/09/2023 - 08:09 - Atualizada em: 13/09/2023 - 08:38

Uma cooperação centrada no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional é o cerne do termo de cooperação assinado entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria. A cerimônia ocorreu na manhã de terça-feira (12), na sede do conselho regional (equivalente à Assembleia Legislativa da Calábria) e contou com a presença dos presidentes do parlamento da província da Calábria, Filippo Mancuso, e do Parlamento Catarinense, o deputado Mauro De Nadal (MDB).

Conforme explicado pelo presidente da Alesc, o acordo prevê benefícios nos âmbitos econômico, social, acadêmico, científico, turístico e tecnológico, entre outros. O acordo está em total conformidade com as legislações italiana e brasileira. De Nadal destaca que este é um momento histórico tanto para Santa Catarina quanto para a Calábria, representando uma oportunidade de desenvolvimento em diversas áreas, bem como a aproximação de dois povos.

O acordo de cooperação terá validade por quatro anos a partir da data de assinatura, com a possibilidade de ser rescindido por qualquer uma das partes, caso assim desejem. Além disso, o acordo foi endossado pelos deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT), que fazem parte da comitiva brasileira.

“Já estamos há tempos querendo que isso acontecesse, e aconteceu de maneira memorável, com propostas legislativas, de intercâmbio, que buscam o bem-estar das pessoas”, afirmou Caropreso.

“Vamos trocar informações e experiências para o desenvolvimento de Santa Catarina, na educação, na inovação, no turismo. É um momento histórico para nosso estado”, completou Delegado Egídio.

“Fiquei muito feliz de participar de um ato como este, um acordo para que nossas instituições estreitem seu relacionamento, buscando benefícios para a população catarinense em várias áreas”, acrescentou Minotto.

  • Mais sobre a missão à itália
    A parceria entre as duas casas legislativas foi o último compromisso do grupo de deputados estaduais na Itália. Além disso, vários foram os encontros dos quais os parlamentares participaram em solo italiano, como:
  • Consulado Italiano em SC: foi o primeiro grande tema tratado pelo grupo junto ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, em Roma. Na ocasião, o vice-ministro, Giorgio Silli, deu sinal positivo para que uma representação consular italiana seja instalada em Florianópolis em 2024;
  • Acordos comerciais: junto à Embaixada do Brasil no país europeu, o pedido foi para que sejam reforçadas as potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Santa Catarina na Itália. Além disso, os deputados participaram de encontros com setores representativos empresariais em Roma e Reggio Calabria, sempre com o objetivo de estreitar laços comerciais, e assim, discutir futuros acordos;
  • Acordos educacionais: da mesma maneira, tanto em Roma, como em Reggio Calabria, foram assinados acordos de cooperação entre universidades italianas e universidades brasileiras – ainda foi discutida a possibilidade de expansão para outras instituições de Santa Catarina. A ideia é promover a troca de conhecimentos e facilitar o intercâmbio de estudantes.

Notícias no celular

Whatsapp